29/05/2013

Encerramento da estação dos correios em Minde

Tal como já é de amplo conhecimento público, parece que os correios em Minde vão fechar. Sinal dos tempos, dizem uns, tristeza e grande prejuízo para a população, dizem outros. Não se percebem bem as razões porque o diz-que-disse é neste caso pouco fiável e o comunicado que no mês passado saiu da Junta de Freguesia, sinceramente, não se percebia...
Mas, valha a verdade que não é caso único no país. Como se pode ver nesta notícia do expresso, os CTT estão a encerrar estações pelo país fora às dezenas (serão cerca de 200).
Alguns dos serviços actualmente prestados pelos CTT passarão, no futuro, a ser assumidos pela Junta de Freguesia ou por algum estabelecimento comercial de Minde.

Independentemente dos motivos ou das razões, acho que este é mais um sinal de definhamento da nossa terra e, em geral, das pequenas povoações do interior do país. Parece-me inevitável, mas fica um amargo de boca.

20/05/2013

A questão das reformas: um exemplo prático do (muito) que vai mal em Portugal

Para variar dos temas locais e porque também no concelho muitos discutem isto: hoje ao almoço o tema foi a polémica questão das reformas, principalmente no sector público. Parece-me que o que falta é explicar a muita boa gente o quanto é que efectivamente descontaram e como é que funciona o regime da segurança social em Portugal. E também que o sector público tem reformas muito mas muito acima do sector privado.
Se há alguma justiça e equidade neste país, todas as reformas (designadamente anteriores a 2005) deviam ser recalculadas de acordo com as mesmas regras (obviamente estabelecendo-se um patamar mínimo - entre 10% a 15% - de possível descida das reformas dado que muitos reformados adaptaram a sua vida ao que recebem  e não podem ver-se agora abruptamente cortados de uma fatia enorme do seu rendimento mensal).
Mas para mim, chocante chocante são as reformas políticas e não contributivas. E um exemplo fantástico é o da actual Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Esta Senhora reformou-se aos 42 anos, por ter sido 10 anos (entre os 32 e os 42 anos) Juíza Conselheira do Tribunal Constitucional, com uma reforma que é, actualmente, de 7.255 euros... Esta Senhora deverá ter trabalhado, até à reforma, cerca de 19 anos (entre os 23 e os 42 anos). E reforma-se com uma reforma destas...
E, por ex., se viver até aos 85 anos (espero que até mais), sabem quanto vai receber de reforma desde que se reformou aos 42 anos (obviamente há acertos e variações ao longo dos anos...) ?
4 367 510 Euros (quatro milhões trezentos e sessenta e sete mil quinhentos e dez euros). Brutos.
Há muita coisa que ainda tem de mudar.

13/05/2013

Mantas de Minde: Reconstituição histórica da Batalha de Vitória (ocorrida em 21 de Junho de 1813)


A Batalha de Vitória foi travada no dia 21 de Junho de 1813, no âmbito da Guerra Peninsular. Um exército Aliado composto por tropas britânicas, portuguesas e espanholas, comandado pelo Tenente-general Sir Arthur Wellesley, derrotou um exército francês, sob comando do então rei de Espanha, José Bonaparte. A batalha foi travada à volta da cidade espanhola de Vitória e terminou com a fuga do exército francês, criando uma situação que contribuiu para o fim da Guerra Peninsular e até das Guerras Napoleónicas.

Vem isto a propósito deste link que encontrei do grupo de reconstituição histórica do município de Almeida, que vai fazer uma reconstituição histórica desta batalha, tendo eles detectado o seguinte, quando estavam nas preparações:

Após consulta do Plano de Uniformes de 1806 e de algumas listagens do Arsenal, verifica-se a existência de compra e distribuição, pelo exército aos soldados, de mantas especificamente de uma aldeia freguesia de Minde, concelho de Alcanena, localizada no distrito de Santarém.

(referência encontrada no Plano de Uniformes de 1806 do exército português)

07/05/2013

Jazz Minde 2013!

Aí está um dos eventos imperdíveis em Minde: a 9.ª edição do festival Jazz Minde.



10 a 12 de Maio em Minde.

www.jazzminde.com