26/10/2007

Descida no IRS em Alcanena?

A partir deste ano as autarquias passam a ser beneficiárias de 5% do IRS cobrado aos contribuintes com residência fiscal nessa autarquia. Além disso, está na disponibilidade das autarquias poder reduzir o IRS dos seus munícipes até 5%.

Por outras palavras, uma pessoa que pague num município 20% de IRS sobre os seus rendimentos, noutro município poderá pagar até 5% menos.

Há várias Câmaras Municipais que já deliberaram baixar o IRS nos seus concelhos, com o objectivo de fixar e atrair população ou beneficiar o concelho, reconhecendo que as populações estão já sobrecarregadas de impostos e que os impostos que pagam não têm retorno visível.

Torres Novas já anunciou uma descida no IRS em 1%.

E Alcanena, já tomou alguma decisão quanto a isto?
Alguém na oposição já apresentou alguma proposta?

Seria aconselhável, atendendo à estrutura económica e social do concelho, ao facto de este estar a atravessar uma grande crise, à perda de poder económico e de compra dos trabalhadores, que a Câmara de Alcanena decidisse descer a taxa de IRS que a população de Alcanena paga.

3 comentários:

Anónimo disse...

Penso que, dada a situação económica do Concelho, seria uma medida acertada.
Duvido que os responsáveis autarquicos a tomem.

Anónimo disse...

"Alguém na oposição já apresentou alguma proposta?"

Desculpe, mas o senhor tem andado é desatento. Sabe, mandar palpites é fácil, exercer uma cidadania PARTICIPATIVA é que é mais complicado, algo que já estava na hora de acontecer em Minde...

pensar minde disse...

É verdade que tenho andado desatento.

Como se pode ver pelo blog do PS Alcanena, esta proposta foi já feita à Câmara de Alcanena pelos vereadores do PS na Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira e António Menezes.

Os meus Parabéns e as minhas desculpas.

ps: http://psalcanena.blogspot.com/