Deram-se já as tomadas de posse na nossa Junta de Freguesia e na câmara de Alcanena.
Na Junta, como se esperava e como há muito antecipámos, não foi a Verónica Reis a avançar para formar a junta, mas sim o n.º 4 da lista, António Cândido Fiel, que continua como tesoureiro, ficando Carlos Abreu Francisco como secretário. Verónica Reis funcionou como uma testa-de-ferro, permitindo à lista ICA cumprir a lei da paridade e colocar um elemento do Covão do Coelho nos 3 primeiros, à imagem do que se passou com a principal lista adversária. Os eleitores da freguesia agradecem a transparência, estamos certos, ficando também agradecidos a Verónica Reis por se submeter a estes desmandos. Temos mulher de pulso, pelos vistos…
Assim, tendo ganho as eleições a lista ICA, passou Verónica Reis, de 28 anos e claramente sem experiência para o lugar, a ocupar o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia, numa assembleia onde as localidades de Covão do Coelho e do Vale Alto têm maioria absoluta, em termos de membros residentes nessas freguesias. Os cargos de 1.º e 2.º secretários da assembleia de freguesia, a quem, nos termos da lei, cabe redigir as actas da assembleia de freguesia, ficaram entregues a Joaquim Carreira Vieira e Maria Ivone Henriques.
Esperemos que não deixem acontecer a palhaçada de outros anos, em que o Presidente da Assembleia de Freguesia e os secretários (e, já agora, os restantes membros da assembleia) se demitiram das suas funções e quem acabava por elaborar a acta era o Presidente da Junta de Freguesia, António Fresco (que nem tem direito de voto nessa assembleia…!).
Quanto à Câmara, não existiram especiais novidades, tendo todos os eleitos tomado posse. Ao contrário do que alguns esperavam, Marcelino Camacho e João José Silva não renunciaram aos mandatos e vão mesmo assumir os cargos de vereadores, tal como Renata Henriques, do PSD. Esperemos que a maioria PS, designadamente o nosso Luís Pires, os trate com o mesmo respeito, dignidade e importância com que durante os últimos 8 anos estas duas excelências ICAs trataram os restantes vereadores da oposição… Quanto aos mandatos de vereadores a tempo inteiro, estes foram assumidos por todos os eleitos do PS, como já se esperava. Na assembleia municipal tomou posse como Presidente Silvestre Gonçalves Pereira, secretariado por Rosália Ribeiro Jorge e Ana Maria Capaz Cunha Menezes, respectivamente.