04/11/2009

auditem mas é tudo...

Meto-me a ler as notícias sobre o maior desfalque da história recente portuguesa (o caso dos submarinos, "negociados" por essa anedota de político que dá pelo nome de Paulo Portas) e penso pensar em todas as recentes escandaleiras no empresariado nacional, ligado a grandes partidos (principalmente PS, PSD e CDS). Já não sabemos com quem podemos contar e quem está onde está por mérito próprio ou se está apenas por empurrãozinho, cunhazinha, desfalque aqui, desfalque ali, corrupção, aproveitamento, o olhar e assobiar para o lado, etc., etc..
É um vírus que está em todo o lado. Inclusivamente, mordeu em vários pontos em Alcanena. Mesmo nas recentes eleições viu-se o seu efeito, com a colocação cirúrgica de alguns elementos em listas partidárias, não se sabe (nem saberá nunca, julgo) a mando de quem ou porquê.
Por estes motivos é que é essencial, depois de uma longa estadia de uma ou várias pessoas no governo de uma qualquer entidade, os governantes/dirigentes que entram levarem a cabo um profundo exame às contas e aos negócios. Porque, infelizmente, na maioria das vezes descobrimos podres e vícios que devem ser denunciados e, depois de provados, levar à condenação ou repreensão dos culpados.
Quem está em cargos públicos (incluindo empresas públicos ou para-públicas) está para o bom e para o mal e deve ser duplamente escrutinado. Deve obedecer à lei e ser eticamente irrepreensível. Gostava que na Câmara de Alcanena, até para acabarmos com bocas e dúvidas (ora é o IGAL para a frente, IGAL para trás, PDM para cima, PDM para baixo, construtora S para aqui, construtora L para acolá) se procedesse de imediato a isso!
Na Junta de Minde não vai acontecer. Só talvez em 2013. É pena.

19 comentários:

pensar minde disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=394761

O Governo ordenou à Inspecção Geral de Finanças (IGF) que fizesse uma auditoria aos procedimentos contratuais adoptados pelas empresas públicas depois de conhecido o envolvimento de sociedades de capitais públicos no caso “Face Oculta”, anunciou hoje Teixeira dos Santos.


Espero que a Câmara de Alcanena siga este bom exemplo. Ao que parece. nos 1.ºs dias já se começaram a deparar com algumas situações incríveis. Agora percebo melhor as indirectas que a Dra. Fernanda Asseiceira mandou no discurso de tomada de posse na Câmara. Há hábitos e vícios que têm de ser cortados pela raiz.

tb quero calçada na minha rua disse...

concordo com tudo.
vão lá procurar que muita coisa vai sair de lá.

Anónimo disse...

Esta coisa de dizer coisas óbvias com um ar sobranceiro e arrogantemente inútil é incrível... Só neste blog...

Anónimo disse...

Pois. Realmente é óbvio que alguma se passou na Câmara...

Anónimo disse...

Isto já lá não vai só com auditorias. O Povo votante não se interessa por mais nada que não a promessa fácil, mesmo aquela que o bom senso diz que é impossivel de cumprir. (vide Casa das Artes ) .
Por outro lado os novos eleitos a primeira coisa que fazem é esquecer logo os compromissos assumidos.
A nova Presidente da Camara anunciou em várias das suas apresentações pelo concelho, que iria governar com mais 2 vereadores.
Bom neste momento já estão nomeados 3 e indicados mais 2 acessores. E ainda a procissão vai no adro.
Por outro lado, prometeu em Minde que o seu numero 2 (Luis Pires) seria o Vice- Presidente da Camara.
Acabou de nomear vice-presidente a vereadora Maria João.
Não que seja de suprema importância para Minde ter ou não o vice da Camara, mas que dá para começar a avaliar o caracter da senhora, lá isso dá.

Anónimo disse...

AH pois, só querias mamar tu não era? Com tanta informação só podias ter estado na reunião de Câmara. Para resolver tanta m... seriam precisos mais 3 ou 4 que realmente trabalhassem, não era como tu que nada fizeste. Que mau perder, meu Deus!Além disso, eu nunca a ouvir dar essas inf. que te interessam transmitir. Ouvi, sim, dizer que estava gente a mais na CMA (diga-se vereadores) sem fazer nada. Agora para reparar o que vocês fizeram ou antes não fizeram só com muito trabalhinho. A auditoria vai revelar muita coisa que já se começa a denunciar... e mais não digo.

Anónimo disse...

Nunca ouvi essa história dos vereadores e do vice-presidente.

Bem, o Pires não é o n.º 2 mas será certamente o 3. Não será como o João José, que à frente tinha o Azevedo, o Marcelino e o Artur... Só não tinha o Café porque ele não foi eleito...

Já agora, quem são os assessores?

Anónimo disse...

Ao ler todos estes comentários constacto que a máxima que alguém disse:
"A pocilga é mesma, só mudaram os porcos".

Anónimo disse...

Eu estive na apresentação da candidatura do PS em Mibde, e ouvi a Drª Fernanda Asseiceira dizer que o segundo seria indicado pelo Novo Rumo. e seria vice-presidente.Nessa altura ainda não estava escolhido o Luis Pires.
Ouvi eu e várias dezenas de pessoas.
Contra factos não há argumentos.

Anónimo disse...

Quem nunca ouviu dizer ao Pardal :
EU É QUE VOU SER O VICE-PRESIDENTE.

Anónimo disse...

lolol
Isto é só imaginação.
Agora o Novo Rumo é que escolhia o n.º 2 da Asseiceira e o Vice-Presidente?!

Caiam na real, minha gente...
Deixem lá quem ganhou governar por uns anos e meter a casa em ordem, que aquilo parece que tem sido um pandemónio.
E olhem que eu sei do que estou a falar...

Anónimo disse...

O NOVO RUMO é que escolhia o nº 2 e era o Vice-Presidente???!!!!!!! Esta deve ser para rir. Com todo o respeito que a Lista NOVO RUMO me merece, como é que eles iam escolher o nº 2 da lista do PS se tinham elementos de todas as facções políticas (ou quase todas) e eram apoiados pelo PS e pelo PSD???? Não abusemos nas afirmações. O nº 2 foi escolhido, e bem escolhido, por pessoas de Minde próximas da candidatura da Dra. Fernanda Asseiceira. Agora parem de lançar petróleo para a fogueira e levantar ondas onde elas não existem. Por acaso, o Vereador João José era o vice-Presídente? Está tudo dito!Ó Pardal não te deixes minar por estes invejosos. Faz o teu bom trabalho. Estou deserta para te ver em acção. É que às vezes também são precisas pessoas politicamente incorrectas.

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente esta última anónima...
Força Pardal, estamos contigo.

Anónimo disse...

Perguntem ao João Paulo Mengas, qual foi a resposta da Fernanda, qual ele a questionou acerca do nº2e do vice-presidente, na sede do PS em Minde.

Tambem estive no Cine Teatro e confirmo as palavras do anonimo acima. O nº2 seria de Minde, indicado pelos independentes e seria vice-presidente.

Anónimo disse...

Não. Isso é mentira. E quem lhe perguntar ele desmente.

Mas já agora: o que é que estava o n.º 2 do PSD a fazer na sede do PS / Minde a questionar a candidata do PS ?!!

Anónimo disse...

A Fernanda a revelar esses pormenores ao nº 2 do PSD????!!!! Isso só pode ser para rir. Das duas uma, quem faz essa afirmação não a conhece ou então pensa que quem participa nestes blogs é tudo uma cambada de otários.

Anónimo disse...

Andam muita gente a mandar bitaites a ver se acerta algum.

Esperem 4 anos e depois façam as vossas apostas.

Pinóquio disse...

Bem, por este andar de nomeações e tachos na Câmara de Alcanena, vamos ter a lista toda do PS a trabalhar na Autarquia. Parece que 3 já estão nomeados e aguardam-se para mais para breve. Afinal, a crise ainda não chegou aqui: ainda há muito dinheiro para gastar (com os amigos, é claro). Menos claro será saber se não haveria na Câmara ninguém que pudesse fazer os trabalhos que os recém-nomeados secretários, assistentes, chefes de gabinete ou lá o que queiram chamar-lhes irão fazer. Está claro é que a Senhora Presidente Fernanda Asseiceira prometeu... uns lugarzitos... e agora vai ter que cumprir!

Anónimo disse...

Agora é mentira, ela não disse que o nº2 era de Minde ? Está da vontade de rir !