02/11/2009

Actualização tomada de posse órgãos autárquicos

Deram-se já as tomadas de posse na nossa Junta de Freguesia e na câmara de Alcanena.
Na Junta, como se esperava e como há muito antecipámos, não foi a Verónica Reis a avançar para formar a junta, mas sim o n.º 4 da lista, António Cândido Fiel, que continua como tesoureiro, ficando Carlos Abreu Francisco como secretário. Verónica Reis funcionou como uma testa-de-ferro, permitindo à lista ICA cumprir a lei da paridade e colocar um elemento do Covão do Coelho nos 3 primeiros, à imagem do que se passou com a principal lista adversária. Os eleitores da freguesia agradecem a transparência, estamos certos, ficando também agradecidos a Verónica Reis por se submeter a estes desmandos. Temos mulher de pulso, pelos vistos…
Assim, tendo ganho as eleições a lista ICA, passou Verónica Reis, de 28 anos e claramente sem experiência para o lugar, a ocupar o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia, numa assembleia onde as localidades de Covão do Coelho e do Vale Alto têm maioria absoluta, em termos de membros residentes nessas freguesias. Os cargos de 1.º e 2.º secretários da assembleia de freguesia, a quem, nos termos da lei, cabe redigir as actas da assembleia de freguesia, ficaram entregues a Joaquim Carreira Vieira e Maria Ivone Henriques.
Esperemos que não deixem acontecer a palhaçada de outros anos, em que o Presidente da Assembleia de Freguesia e os secretários (e, já agora, os restantes membros da assembleia) se demitiram das suas funções e quem acabava por elaborar a acta era o Presidente da Junta de Freguesia, António Fresco (que nem tem direito de voto nessa assembleia…!).
Quanto à Câmara, não existiram especiais novidades, tendo todos os eleitos tomado posse. Ao contrário do que alguns esperavam, Marcelino Camacho e João José Silva não renunciaram aos mandatos e vão mesmo assumir os cargos de vereadores, tal como Renata Henriques, do PSD. Esperemos que a maioria PS, designadamente o nosso Luís Pires, os trate com o mesmo respeito, dignidade e importância com que durante os últimos 8 anos estas duas excelências ICAs trataram os restantes vereadores da oposição… Quanto aos mandatos de vereadores a tempo inteiro, estes foram assumidos por todos os eleitos do PS, como já se esperava. Na assembleia municipal tomou posse como Presidente Silvestre Gonçalves Pereira, secretariado por Rosália Ribeiro Jorge e Ana Maria Capaz Cunha Menezes, respectivamente.

3 comentários:

Anónimo disse...

I

Vila de Minde adorada
Por ela sinto paixão
Ficará sempre gravada
Dentro do meu coração


II
Um dia ao descer a serra
Vi o que parecia um ninho
E descobri esta terra
Por quem eu tenho carinho


III
Nunca mais eu me esqueci
Estou sempre para cá a vir
Dizem que água da mata bebi
Já não consigo fugir


IV
Vou gravando na memória
Escutem com atenção
Gosto muito do Vitória
Clube do meu coração


V
Não me podia esquecer
De musicalmente falar
Que gosto muito de ver
A nossa Banda a tocar





VI
Eu digo a nossa banda a tocar
E muito contente fico
Não podem a mal levar
Pois sinto-me Minderico

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.
VII
Gosto de ver e ouvir
Faço-o com muita atenção
Como é bom ver e sentir
A Banda do meu coração


VIII
É lindo quando encerra
A sua bela actuação
Com as mantas da nossa terra
Mantas do meu coração

IX


Eu em Minde não nasci

Mas muito contente fico

Também nunca lá vivi

Mas sinto-me Minderico

X

Agora vou terminar
E para que a história finde
Os versos vou dedicar
A minha Vila de Minde


Carlos Amoroso

02.11.2009

Anónimo disse...

Clap clap clap.
Muito bom.

FdsE disse...

Mas quem é que esperava que a actual presidente de Câmara não cumprisse a promessa de apenas ter 2 vereadores a tempo inteiro?
Eu esperava, mas pelo descrédito que tenho na senhora...