Em face da transposição dos critérios da anunciada nova reforma do poder local há 3 freguesias que obrigatoriamente terão de se agregar com outras freguesias do concelho: Moitas Vendas, Malhou e Vila Moreira.
As restantes freguesias cumprem com os critérios base para permanecerem como estão. No entanto, isso não deverá acontecer, dado que para que estas 3 freguesias têm de se agregar a freguesias contíguas.
Sendo assim, em função da contiguidade territorial, equilíbrio populacional do concelho e identidade funcional e social., vias de acesso, etc., este poderá vir a ser o novo quadro das freguesias do concelho de Alcanena:
- Minde – Moitas (4.147 habitantes)
- Alcanena – Vila Moreira (5.132 habitantes)
- Serra de Sto. António
- Bugalhos
- Monsanto
- Louriceira, Malhou e Espinheiro
Outra hipótese é as Moitas não se juntarem a Minde mas sim a Alcanena e Vila Moreira (até porque a sede do concelho é Alcanena) e, também, apenas o Malhou e a Louriceira (cujos centros distam 1,2kms). Esse cenário é o seguinte:
- Alcanena - Vila Moreira - Moitas Vendas (5.986 habitantes - 43,11% dos habitantes do concelho) - as instalações e sede da junta deveria ficar nas Moitas
- Minde
- Serra de Sto. António
- Bugalhos
- Monsanto
- Espinheiro
- Malhou e Espinheiro
Ps: isto é tudo indicativo, pois só em 2012 teremos aqui na Câmara as certezas quanto ao que vai ser feito; vejam aqui os dados das freguesias e o mapa das freguesias, que irão servir para as decisões do governo.
4 comentários:
concordo com tudo desde que Minde passe a pertencer ao concelho da Batalha.
prefiro a 2.ª hipótese.
Acho que será a 1.ª hipótese claramente.
A única dúvida é o Espinheiro, que julgo que não se agregará à Louriceira e ao Malhou.
Não se esqueçam que não são freguesias extintas. Passa é a haver apenas uma junta.
O que interessa é que Minde fique na mesma, isto é sem mais apendices covanitos.
Enviar um comentário