03/10/2013

Rescaldo - Alguns vencedores e vencidos

E lá se passaram mas umas eleições locais. Agora, é tempo de todos acalmarem, voltarem ao trabalho, nuns casos mais alegres, noutros assim assim e nalguns casos com azia…
1ªs conclusões:
A população de Alcanena e Minde manteve os atuais Presidentes, o que não constitui grande surpresa. Não deixa de ser curioso que em Minde (freguesia) as pessoas votaram Fresco, que este ano ia na lista do PSD, e votaram Asseiceira, do PS. Mais uma vez se vê que as eleições locais não tem nada a ver com partidos.
Fernanda Asseiceira renova a maioria absoluta e Luís Pires, visado de forma deplorável por outra candidatura, acaba por vencer em toda a linha em Minde (teve mais votos na terra e na freguesia).
António Fresco volta a ganhar, desta vez sem maioria absoluta e mais uma vez perdendo em Minde mas esmagando no Covão do Coelho, beneficiando também da dispersão de votos nos ICA e de Moisés Morgado não ter uma candidatura forte.
Parece ser o fim do ICA, que ainda conseguiu eleger um vereador, deputados municipais e uma pessoa para a assembleia de freguesia de Minde. 
Vencedores e vencidos da noite eleitoral:
Vencedores:
 
Luís Pires (o Pardal): merece o lugar de destaque. Porque foi mais uma vez o alvo de uma campanha pessoal negra e sujinha em Minde, ainda pior do que se passou em 2009. A tudo respondeu com educação. Beneficiando também da imagem da Câmara em Minde, ganhou em toda a linha e até reforçou a votação de 2009. Agora toca de puxar para Minde!
Fernanda Asseiceira (PS): renova claramente a maioria absoluta. Beneficiou da imagem de rigor imprimida após anos de desgoverno ICA, do fato de ser o 1º mandato e da fraca qualidade das campanhas adversárias, que na falta de argumentos optaram por discutir pessoas e não ideias. Pague as dívidas dos ICA e baixe o IMI, que já será um bom mandato.
António Fresco: não obstante ir para o 3º mandato, ter mais uma vez perdido em Minde e não ter grande trabalho para apresentar, é um dos grandes vencedores da noite. Depois de em 2005 ter logo percebido que o caminho era alienar para a sua lista os elementos do IFM (Covão), em 2009 e 2013 o Covão respondeu-lhe sempre dando-lhe 2/3 dos votos. Em 2013 até o PSD o nomeou como candidato e adotou o nome da anterior lista adversária. Mesmo sem muito dizer ou fazer, são já 3 vitórias seguidas! É obra e é prova que percebe mais de eleições do que se pensa.
No meio:
A CDU: Não subiu votos, mas manteve um membro da junta de Minde e ainda conseguiu colocar mais uma pessoa na assembleia de Alcanena. Não ganham mas também não perdem. Como de costume...
Odete Capaz e equipa ICA em Minde: Apresentarem-se a votos este ano em Minde pelos ICA como candidatos á junta não pode deixar de ser um ato de coragem e de cidadania. A minha amiga Odete não só o fez como acabou por ter um resultado meritório, que não deslustra, especialmente neste ano em que se previa que os votos seriam divididos entre 2 listas mais fortes. Fica a mágoa de ajudar a termos mais 4 anos de Fresco em Minde...
Vencidos:
Susana Aparício, Artur Simões e os ICA: não teriam as expectativas muito altas e até acabam por sair airosamente do ato. Artur Simões fez o que pôde perante a inevitável queda dos ICA. O Vale Alto é dele! A Susana Aparício não seria justo pedir-lhe mais, atendendo á fraca equipa que tinha e ao momento eleitoral... Nem em Monsanto convenceu. Ficou-lhe bem ter repudiado claramente a campanha negra que alguns elementos da sua campanha desenvolveram. Esperamos que ambos façam um bom mandato como vereadores da oposição.
Moisés Morgado: havia muitas expectativas, mas tudo espremido via-se que não havia projeto, preparação ou equipa mas apenas vontade e a fé que Minde queria mudança, fosse como fosse. O fato de ir como independente e ao mesmo tempo aparecer em cartazes oficiais de Fernanda Asseiceira foi um dos pontos fracos da campanha (se tem ido pelo PS se calhar teria ganho). Faltaram algumas dezenas de votos. Que deviam vir de Minde e não dos ICA ou do Covão, ao contrário do que na manhã de 2ª dizia um dos líderes da lista. Como voto de consolação retirou a maioria ao Fresco e é provavelmente o próximo Presidente da assembleia de freguesia.
Drª. Ana Cláudia Coelho (PSD Alcanena): líder eterna do PSD em Alcanena, soma mais uma derrota clamorosa a tantas outras que já tem no currículo. A sua gestão do partido afastou todas as pessoas com qualidade. Ficou só a má moeda, as 3ª e 4ªs linhas… Este ano lançou uma candidata de Monsanto, quando podia ter apostado num minderico, com todos os ganhos que isso traria. Eu e outros pedimos-lhe em 2009 e este ano repetimos o pedido! Mas isso é pedir muito... (este ano parece que o argumento era que não havia mindericos com qualidade para liderar...! ora essa, então e o João Afonso, o Gilberto Carvalho, o Vítor Silva…?). Será que é desta que assume responsabilidades e se demite?
 
Alexandre Pires (xane), António Branco (ex-ICA ?) e Outros: são os grandes derrotados da noite. Perderam sem apelo em Minde e a campanha negra, baixa e pessoalizada que fizeram ficar-lhes-á como uma marca que nem com benzina conseguirão tirar. Cedo se viu que os argumentos para o voto eram fraquinhos, mas há limites e eles foram todos mas todos ultrapassados.
Outra derrotada: 
A democracia: foi uma miséria este ano. A campanha rasteira feita por alguns, a falta de qualidade e de esclarecimento de propostas (quanto se ganha na junta? o que se passou com os CTT?), uma enorme abstenção, recorde de votos brancos e nulos, coletividades a apoiar candidaturas, candidatos a dar alvíssaras a coletividades na véspera das eleições, candidatos perto das mesas de votos (a uma pessoa ao meu lado só faltou irem escrever por ela…)... Foi tudo muito mau…

Um último comentário para a diarreia de insultaria e difamação que varreu a blogosfera, que aqui nos obrigou, após muita discussão, a aprovar previamente os comentários. Somos muito liberais, até porque quem está na vida pública tem de aguentar, mas o que é demais é demais. E este ano até pessoalmente nos chatearam para dizermos isto ou aquilo!
 
Agradeço á polge do ninhou e a um amigo as contribuições e ajuda aqui nesta entrada e no blog.

28 comentários:

Anónimo disse...

Acho louvável o rescaldo aqui efetuado, no entanto apraz-me dizer:

- Os mindricos têm aquilo que procuram e merecem - se não fossem tão ágeis a procura do tacho, protagonismo e poder, Minde poderia ter mudado algo estas eleições. Mas para isso agradeçam ao SR. MOISÉS que nem com uma campanha de baixo nível conseguiu ganhar.

- Mas para além de todos os factos apontados no post, ainda temos uma vitória, as pessoas começam a abrir os olhos e a ver o que se passa a sua volta e começam a pedir por contas.....

Anónimo disse...

Sou pouco entendido na política mas penso que a vossa análise está de acordo com a minha ideia. Numa coisa eu acredito: se a JFM tem concorrido com a sigla PS teriam tído mais vantagens e também poderiam ter ganho.

o Justo disse...

Concordo completamente com a análise aqui feita.

Só peca por ser muito meiguinha para algumas pessoas... Vocês encolheram-se um bocado, não?

E falta uma menção aos vira-casacas eleitorais. Aqueles que andavam contra o FRESCO e este ano apareceram alegremente do lado dele, como se nada fosse...

É só coerência. Ai, os interesses os interesses...

Anónimo disse...

Quanto á placa colocada nas Saramagas a dizer Covão do Coelho ficou esclarecido que foi lá colocada com o apoio do Fresco, do Vereador do Covão do
Coelho e do PSD e CDS.

Helena M. disse...

Faz cá falta o Carlos do Bia. Esse nunca permitiria semelhante abuso.

A estas horas já deu muitas voltas na tumba. E mais algumas ao verificar a passividade do filho, se não mesmo o seu apoio a esta provocação.

Que posição irá tomar ALEX no executivo camarário? E a assembelia de freguesia o que fará? Como vai abordar o assunto?

Não esqueçamos que Fresco está em minoria na A. freguesia.

Anónimo disse...

SOUBE QUE UM VEREADOR DO PSD Á QUATRO ANOS ANDOU A POR-SE A JEITO PARA IR PELO PS, É SÓ TACHO

Anónimo disse...

soubeste ou estás a inventar. quando se sabe dá-se nome ás pessoas e mais nada. assim ninguém se pode defender mas diz muita vez para ver se eu acredito.

MarDoLarnj disse...

Sabem como é, há malta que anda nestas coisas para ver se se safa...

Não é novidade. A maioria é assim. Há é uns mais espertos que outros e alguns que querem tanto mas tanto um poleiro que vale tudo...

É um sinal dos tempos em que vivemos e um sinal da mediocridade que grassa cada vez mais por Minde.


Quanto ao que se passou na campanha, vamos ver se aí num banco se saberá desta pouca-vergonha. Isto noutro tempo já tinha tido um desfecho. Mas é mais um sinal dos tempos...

Um reles rufia que vive na sombra do irmão a andar nos cafés a ameaçar pessoas de porrada, a insultá-las e a falar de coisas pessoais e sujeitas a sigilo bancário?

Foi a isto que chegámos? É pena é só fazerem isto a alguns porque a outros já tinha ido uma cartinha para um banco e outra para a polícia.

Anónimo disse...

grande verdade falar da vida pessoal das pessoas é grave mas pior ainda quando sai para a rua assuntos bancários. é de fazer queixa são assuntos sujeitos a sigilio. e coitadito dele se não fosse irmão de quem é . mas grandes bancários já cairam por isso um simples funcionário cai mais depressa. cuidado grandes impérios já cairam mais fácil cai ele.

Anónimo disse...

Alguem diga ao João Pires que a campanha eleitoral já acabou.

Anónimo disse...

Respondendo ao anonimo que digam ao João Pires que a campanha eleitoral acaboueu digo.

Muitos Parabens João Pires , a tua coragem mostra que em primeiro lugar tens o que muita gentinha não tem amor pelo teu irmão para o vires defender em publico.
Força e muitos parabens, houve certamente muita gentinha que engoliu
uns sapos talvez maiores que e boca.

Anónimo disse...

ele até sabe que já acabou. mas sempre ouvi dizer quem não se sente não é filho de boa gente. fez o que devia e sem ofender ninguém apenas disse verdades que pelos vistos já incomodam.

Anónimo disse...

força joão pires pelo que se houve nos cafés o povo está contigo e só pode. quem fez o que essa gente fez não mereçe ficar sem resposta. isto ainda não é a selva a lei do vale tudo. é teu irmão fica muito bem defende-lo e da forma correta, dizendo grandes verdades e sem ofender. que é coisa que esses doutores não sabem fazer. só mostram que por muitos drs que tenham a educação essa não a teem. mas isso não se aprenda ou se tem ou não tem. ficaram aziados queriam poleiro temos pena viva o luis pires e viva o joão pires.

Anónimo disse...

Viva o Luís Pires! Viva o Joao Pires! Força aí com o veneno... Tanta inocência da vossa parte...vamos ver para quem é que isto vai sobrar...continuem!

Vanessa disse...

O agora alcunhado vereador dos covanitos tentou ser o numero dois para a camara na lista da Asseiceira há quatro anos. Há quatro não se importava de ser socialista. Agora defende os Relvas!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ai tanta inocencia só tu é que és o entendido. quer dizer uns podem dizer tudo e outros teem que comer e calar não. se acaba mal logo se verá agora as pessoas não teem que comer ser enxovalhadas e calar ó inocencia. não te agrada que se apoie o joão e o luis poem na borda do prato. agora que o joão está cheiinho de razão está isso é sem nenhuma duvida. não gostas mas é assim e é assim com o apoio de 90 por cento das gentes de minde.

rui disse...

pois essa á boa á 4 anos a asseiceira para ele era a maior. passados 4 anos vá lá então a susana aparicio interessa é tacho. por alguma razão se poes na banda á espera de votos mas correu mal paciencia.

Anónimo disse...

Os covanitos têm um Vereador!?
Sorte a deles, pois os mindricos não se podem gabar do mesmo

Anónimo disse...

ehehhehe ainda não passou a azia minde não tem vereador. tá a custar a roer mas tem que ser mais 4 anos a inchar eheheheh

Anónimo disse...

esta do vitor silva ser de qualidade só se for para o psd fechar em alcanena. quem é esse senhor o que é que já fez? em minde ninguém quase já o conheçe quanto mais no resto do concelho ganhem juizo

Anónimo disse...

Pois é verdade, mais 4 anos a "inchar" com um vereador supostamente de Minde mas que é uma verdadeira nulidade, e que nada faz pela terra onde vive. Enfim, quem votou nele tem o que merece, agora quem não votou tem que o gramar na mesma.

Anónimo disse...

ó meu estás com azia, então estes andarão a pagar as dividas dos icas o fresco diz que pagou as do pardal será que a etar está a cagar dinheiro.
e quem votou no presidente e vereador,do covão também tem que os gramar.tu também és laranjinha mas deitas pouco sumo.

Anónimo disse...

inchem não á meio de passar a azia força pardal

Anónimo disse...

Parece que estou a ver o um certo tipo, nas sessões da Camara com o seu ego em crescendo a replicar assuntos que desconhece quanto mais não seja para mostrar à presidente que é o maior e que o devia ter escolhido há 4 anos.
É só estilo, hehehe.......!!!!!

Anónimo disse...

Este atrasado mental ( sim porque é sempre o mesmo a defender o pardal) não se cansa mesmo, já chateia! Pelo menos o "tipo" de que falas e que é um SENHOR, pelo menos intervem, na defesa dos seus ideais, e dos que nele acreditaram, contrariamente ao outro que já lá está a 4 anos e nem piu dá. Ademais, ao que sei o SENHOR vereador até tentou defender o outro, ao manifestar a opinião que era o pardal que deveria ser nomeado vice presidente, e esse inútil mais uma vez nem piu deu.

o melhor de todos! disse...

Ó que raio!

Querem-me ver que a Farmácia esgotou outra vez o stock de halibute e kompensans...?!

Isto também é falta de capacidade de aprovisionamento.

Vou já apresentar uma queixa ao Bispo!

Anónimo disse...

ó piriquito esse dito anonimo, tem toda a razão o vereador do covão não foi bem aceitei á 4 anos anda a espalhar veneno com mania que sabe tudo só para mostrar á presidente quando estava de fora criticava os outros que estavam lá tenhamos paciencia

Anónimo disse...

ó piriquito do pombal do dr. não acredites em tudo aquilo que os que perderam te dizem senão és como as ovelhas para onde vai uma vão todas