12/12/2009

Plano de Ordenamento do PNSAC

Está em fase final a discussão pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros (PNSAC), que dura há já alguns anos. Este é um diploma que vai ter um grande impacto na nossa zona e especificamente na freguesia de Minde, implantada quase totalmente dentro do PNSAC.
Ultimamente, começaram-se a ouvir várias vozes de descontentamento contra várias medidas, consideradas incompreensíveis e de pura demagogia e burocracia do Ministério do Ambiente. Será, provavelmente, mais um caso de burocratas sem experiência de terreno e de vida, quer social, quer profissional, que na profundeza de gabinetes acabam por decidir muito da nossa vida. E isto vale tanto para os burocratas que estão em Bruxelas como para aqueles que estão em secretarias do ambiente e em direcções gerais de que a maioria de nós nunca ouvi falar.
Será bom a nossa Junta de freguesia e a nossa Câmara, como têm feito outras, ao lado de associações diversas, analisar esse plano de ordenamento e ver se há algo chocante que queiram fazer para a nossa zona.
Não se esqueçam do famoso topógrafo que chegou ao alto da Serra e perguntou, numa visita no âmbito da actualização do PDM de Alcanena, porque é que as gentes de Minde insistiam tanto em construir para os lados errados, quando tinham ali uma planície tão agradável, plana e soalheira para construir e viver… Essa planície, como se imagina, é a mata de Minde…!

1 comentário:

Anónimo disse...

se essa for verdade, é brutal!!