01/07/2013

Eleições autárquicas 2013

Aos poucos começam-se a definir as candidaturas em Alcanena.
Câmara:
À recandidatura da actual Presidente da Câmara Fernanda Asseiceira, pelo PS, e à candidatura da ex-Presidente da Junta de Monsanto, Susana Aparício, pelo PSD e CDS, juntam-se Carlos Garrudo, pela CDU (PCP) e Artur Rodrigues, pelo grupo ICA.
Junta de Freguesia de Minde:
Algumas novidades: António Fresco, Presidente de Junta há 8 anos e sempre apoiado pelos ICA, é agora recandidato mas…, pelo PSD e CDS.
Outras listas já confirmadas: Moisés Morgado, antigo Presidente de Junta, que irá como independente, embora com apoio da Presidente da Câmara.
A CDU (PCP), que volta a apresentar Paulo Vaz como candidato.
Ainda não é conhecido o (eventual) candidato ICA à Junta de Freguesia de Minde, agora que António Fresco saiu desse grupo para se juntar ao PSD, bem como se o NOVO RUMO se volta a apresentar a votos.

26 comentários:

Anónimo disse...

novo rumo com moisés

Anónimo disse...

o ps apoia moisés.
o quê a malta da casa do povo faz com o moisés?

Anónimo disse...

Acho q quem tem juízo e algum amor por Minde devia apoiar o Moisés.
O Fresco já é Presidente de Junta há 8 anos. 8 anos!!

Querem q ele continue mais 4 anos a nada fazer em Minde?! Nada de nada?!

Anónimo disse...

começou a campanha porca feita pelo mesmo de sempre. toquem os sinos a rebate

Anónimo disse...

Quem tem amor por Minde? Aparece ou participa em Minde.
Sr. Fresco "SÓ" esteve no Vitória Futebol Clube Mindense e está na Sociedade Musical Mindense e Bombeiros Voluntários de Minde. Que conste-se, são algumas das associações/colectividades estáveis financeiramente.
Quando à Junta de Freguesia que para se reorganizar demorou, 8 anos, SIM 8 anos, à quem diga que não é nada? Meus amigos, se todas as "casas" estivessem organizadas, Portugal inteiro não estaria nesta situação.

Anónimo disse...

todos juntos não fazem uma lista

Anónimo disse...

Esta malta até dá vontade de rir.

Na volta querem ver que o Fresco é um grande Presidente da Junta ?!!!

É pá ao menos tenham tino!!! Parecem os políticos nacionais!!


ps: e não insultem quem efectivamente dirige essas associações ao associá-las ao Fresco, como se ele fosse responsável por elas andarem bem ou mal!!!

Anónimo disse...

eu concordo com o apoio sr. fresco e o comentário que fala sobre ele. Cumpriu quase todas as promessas eleitorais que fez e isso faz dele inquestionavelmente um presidente cumpridor e sério.

Anónimo disse...

Tb axo que sim, e o Moisés nem é visto nem aparecido. Pode ser que agora apareça mais.

Se ainda por cima é apoiado pela Fernanda Asseiceira, deve querer subir alguma coisa mais. N xegou o imi que nos deixou mais enrrascados.

Anónimo disse...

um candidato com 70 anos e outro con 75, onde raio está a malta nova de minde

Anónimo disse...

O Fresco tem um numero dois novo.

Anónimo disse...

lol
O Fresco ainda vai fazer muito por Minde. Vai vai.
então em 8 anos fartou-se de fazer é agora que o vai fazer?!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A malta da casa do povo colou-se ao Moisés, porque se a Asseiceira ganhar.....e o Moiséa também, vai ser uma festa. é preciso é saber mamar.

Pessoa nova de Minde disse...

um candidato com 70 anos e outro con 75, onde raio está a malta nova de minde"

Caro Anónimo, a malta nova de Minde não está. E passo a explicar:

- para além da conjuntura nacional ser péssima, a local é quase uma tragédia grega; o que faz com que a malta nova simplesmente abandone a terra e o concelho. Aqui não há NADA que prenda e que faça a malta nova ficar.

- e perguntam-se vocês porque é que a malta nova abala, porque não existe o mínimo interesse nem da JUNTA nem da CÂMARA em travar a desertificação de Minde e do Concelho.

- E para além disso,no caso particular de Minde, a pouca malta nova que ainda por aqui anda, sabe que para os senhores fazedores de opinião e afins, seriam vistos como uma anedota, ou sem credibilidade, pois veja se lá são "uns cachopos".

Dito isto ainda deixo mais algumas questões que me assaltam:

- Em oito anos de mandato, o que é que o SR. Fresco fez por Minde???? Fez o famoso duvidoso negócio das bandeiras, bem como o escuso negócio com os CTT. E nada mais a registar de importância. SR. Fresco faça um favor e reforme-se!!!!!!

- O SR. Moisés, dos tempos em que já esteve na Junta, tb pouco ou nada ficou na memória.

- O Novo Rumo, foi nos últimos 4 anos uma embarcação sem rumo estagnada, que nem como oposição apresentou qualquer ideia, ou sequer se preocupou em fingir fazer alguma coisa por Minde. Também não precisamos deste movimento.

Portanto as opções que temos são estas, ZERO.

Mas Minde não se faz só de politica, também se faz de instituições, que tal como na politica, são os mesmos dinossauros de sempre que se encontram á frente das mesmas, não havendo margem de manobra, à renovação e evolução. E pior ainda, quando procuram a malta nova, é para eles serem fantoches, testas de ferro das ditas instituições e politiquices.

Por isto tudo, e como me incluo na malta nova, que todos os dias, dolorosamente se apercebe, que Minde e o Concelho de Alcanena, nada tem a oferecer, e que o melhor é ir embora daqui, venho pedir, que não usem a expressão "Malta Nova", se não estão dispostos a aceitar, auxiliar, transmitir conhecimentos e respeitar a dita Malta Nova.

Obrigado
Pessoa Nova de Minde

pensar minde disse...

Nota: Eliminou-se um comentário e voltou a publicar-se sem um excerto que era difamatório. Optou-se por republicar esse comentário excepcionalmente, em vez de ser apagado totalmente, o que se fará sempre que se entrar na pura difamação.

Anónimo disse...

Novo movimento "fechar Minde"

Malta Nova a Caminho da Meia Idade disse...

Malta já se começa a "comer" aqui por causa da politiquice partidária...
Fresco, Malta Nova, Velhos do Restelo vale tudo...

Pessoa Nova, parabéns pelo esforço de elaborar um texto com pelo menos mais que duas frases, onde são colocadas questões pertinentes e é dada a sua opinião com base em realidades muito presentes em Minde e que de facto se traduzem nesse estado de espirito dos mais novos.

Não vi o comentário removido, mas imagino a diarreia mental com base na facilidade de comentários atraves de um teclado, sentado em casa. Felicito a sua remoção com base na proteção do bom nome dos referidos.

Aparece ou participa parece-me um bom mote, mas que não seja só para a Mini e puro mal dizer do brutejo normal, pois ladrar ate o meu cão sabe...

Casa do Povo "é preciso saber mamar", pois bem, que continuem a mamar com os bons serviços que têm contribuido para Minde- BTT, Boca de Cena, TV Minde etc. Julgo que durante o periodo que esteve inactiva foi melhor para MInde, não?!

Quanto ao senhor Fresco, nada contra (evidentemente que poderia ter feito melhor mas igualmente pior) mas MInde já merecia uma lufada de ar fresco, nem que seja alguem com um contacto mais proximo com a população.

Memória longa disse...

Muito se fala para aqui, sendo que 90% não tem qualquer fundamento ou lógica.

Para a "Pessoa Nova de Minde": para além da má-educação que tem, que só posso atribuir aos seus pais e não à sua idade, tem pouca memória e muito mas muito pouco conhecimento de causa e do que fala.

Nas últimas 4 eleições têm havido sempre listas em que os candidatos ou a equipa são jovens. Por ex., há 4 anos o NOVO RUMO e a CDU e há 8 anos o Gilberto Carvalho pelo PSD-CDS e o Gonçalo Frade, o João Manel e restante equipa pela CDU.

Se calhar não há é a malta nova que Vexa quer. Porque Vexa deve ser daqueles que só acha bem se for Vexa e meia-dúzia de amiguinhos.

Se não há nada em Minde porque valha a pena ficar, porque é que não faz qualquer coisa? Inicie um projecto, uma associação, um evento. Faça qualquer coisa rapaz. Como centenas de mindericos têm feito ao longo dos anos e como dezenas continuam a fazê-lo quase todas as semanas...

E, se acha que nas Colectivades (sendo que até tendo a concordar) e na Junta vão sempre as mesmas pessoas, porque é que não se candidata? Ou isso é trabalho para os "outros"?

ps: a blogosfera é gira, mas também serve de guarida a muita gente sem qualquer conhecimento das coisas ou sem qualquer qualidade.

Anónimo disse...

Correndo o risco de me voltarem a dizer que não tenho educação, porque pelos os vistos os meus pais não ma deram.....e de continuar a não saber do que falo.....

"Nas últimas 4 eleições têm havido sempre listas em que os candidatos ou a equipa são jovens. Por ex., há 4 anos o NOVO RUMO e a CDU e há 8 anos o Gilberto Carvalho pelo PSD-CDS e o Gonçalo Frade, o João Manel e restante equipa pela CDU"

Cito o Sr. Memória Longa, pois realmente é uma realidade de tanta malta nova a concorrer à Junta.....e quem ganhou???? Foi a malta nova????? Para mim, o ideal na Junta, e talvez um dia quem sabe, na Câmara, seria uma lista de Malta Nova transversal, e não uma lista de amiguinhos.

As colectividades fazem muito por Minde, é uma terra extremamente activa, não haja duvida.

Mas a questão pertinente para mim é o que é que Minde e o Concelho de Alcanena tem para oferecer para fixar população activa???? Não falo de espetáculos, concertos e afins. Falo de empregos e infraestruturas. Para mim, no momento em que vivemos, isso é que é importante. Debater a desertificação do concelho, ter ideias que ajudem as coisas a levar um rumo diferente.

Pois podemos ter dezenas de colectividades, todas válidas e importantes, até podemos realizar eventos todos os fins de semana, e estarmos sempre em festa, mas se não houver um estancamento da desertificação, quem vai a esses eventos???? Podem-me responder a malta de fora, e respondem bem. Mas se não tivermos voluntários para que as coisas se façam, como ficamos?????

O que eu gostaria que tivesse sido entendido, é que existem problemas de fundo, mais importantes que as colectividades, e até que a idade de quem vai para a Junta.Minde é uma terra deserta, isto é, devido a toda a conjuntura dos últimos anos, a malta nova, activa a começar a sua vida, viu-se obrigada a fugir daqui, ou então, a usar a terra única e exclusivamente para dormir.

Era só a este ponto que queria chegar.

ps - se por algum motivo, cometi alguma má educação desde já as minhas desculpas

pessoa nova

Lru disse...

Meu caro jovem

Parte de uma premissa errada e que tem sido o erro de muita gente: a ideia que os empregos se criam por decreto ou por iniciativa das juntas, câmaras e governos.

É uma perspectiva completamente errada e que também contribuiu para a actual crise que temos.

As juntas, câmaras e governos, em geral (obviamente há excepções) devem, antes de mais, ser facilitadores de negócios e actividades: desburocratizando, baixando impostos, criando condições para indústrias (zonas industriais, etc), fomentando feiras de negócios, marcas (ex. Alcanena, a Capital da Pele), etc..

Em bom rigor, não podem fazer muito mais que isso e, certamente, não farão milagres e não podem combater a globalização, grande culpada da diminuição da atividade e dos empregos em Minde, Alcanena, Portugal e na maioria da Europa.

Quanto a infraestruturas, parece-me que também tá errado. Então já viu a quantidade de infraestruturas que existem em Minde, para uma terra tão pequena?!

Ora vejamos: Minde tem cineteatro, tem creche e jardim de infância, tem museu, tem um conservatória de música, escola de dança e ballet, ateliers e workshops de tecelagem, centros de desenvolvimento de línguas, uma corporação de bombeiros completamente equipada, um clube de futebol com escolinhas par as crianças, um lar para a 3ª idade com serviços de apoio domiciliário, um grupo de teatro com 2 espetáculos anuais, uma orquestra filarmónica (com escola de música) e inúmeros projetos musicais, inúmeras atividades ao longo do ano (BTT, Jazz Minde, Materiais Diversos, caminhadas), tem piscinas, tem posto médico, tem escolas primárias e de 2º ciclo (até ao 9.º ano), tem junta de freguesia própria, tem estação de correio (ainda que terceirizada), tem mercado semanal, etc, etc..

Acha que Minde tem assim tão poucas infraestruturas?!

Anónimo disse...

Fazendo também parte dessa "malta nova" posso dizer que, no meu ponto de vista, Minde tem estado entregue em muito boas mãos. Temos uma Junta de Freguesia com as contas liquidadas, o que é de grande valor dada a situação geral do nosso país. Todos sabemos que quando o Sr. Fresco tomou posso da presidência, Minde estado entulhado em dívidas as quais conseguiu liquidar e fazer de Minde uma terra bem vista aos olhos de todos.
Só quem não quer não vê o bem que tem feito à nossa terra. É óbvio que com a verba que tem disponível não se pode ver grande obra feita, mas o essencial foi feito. Minde está limpo de qualquer dívida!
Agora é apoiar esta última candidatura e deixar que passe os seus saberes aos mais jovens que estão ao seu lado!

Anónimo disse...

De lado os preconceitos que alguns mais uma vez querem fazer passar.
Não existe "malta nova" nem "malta velha". Há boas pessoas e pessoas menos boas, pessoas com valor e outras sem valor, os oportunistas e os outros. Isto é transversal a todas as idades.

Anónimo disse...

O Fresco está de parabéns.
A sua equipa é jovem e dinâmica, composta por gente responsável e sem interesses particulares.
Teve a coragem de quebrar o status minderico ao lançar como seu segundo um jovem valor da nossa terra.
Assim é que é Fresco. Mobilizar a juventude para ajudar Minde.
Parabéns e muitas felicidades.

Anónimo disse...

É neto de outro bom minderico e está tudo dito.

Anónimo disse...

só cromos que nunca fizeram nada por minde. todos co caralho cheguem-se á frente. ass. manuel sousa