13/11/2013

AG do CBESM (Lar de Minde)

No próximo dia 22 de Novembro (sexta-feira) realizam-se 2 assembleias gerais de associados do CBESM - Centro de Bem Estar Social de Minde.

Convém que os sócios se façam presentes nestas assembleias destas coletividades. Como sabemos, nos últimos 12/14 anos a esta parte o que se passa no CBESM está envolto em mistério e em polémica. É uma instituição de Minde, para Minde, feita por mindericos, mas que passou a ser dominada por um pequeno grupo, existindo dúvidas na população quanto à legalidade e à ética de vários actos ou comportamentos que lhe chegam ao conhecimento (sendo que pelo menos quanto à ética não existirão dúvidas). Se esses actos ou comportamentos são ou não verdade, apenas um dia se saberá...
Por e-mail recebi uma parte dos estatutos do CBESM que transcrevo:
Artigo 13º – 1) A duração do mandato dos corpos gerentes é de três anos, devendo proceder-se à sua eleição durante o mês de Janeiro, seguinte após a apresentação do relatório e Contas referente ao ano anterior e orçamento do ano seguinte.
2) O exercício dos cargos diretivos é gratuito.
...
Artigo 15º – São eleitores e elegíveis para os corpos gerentes, todos os sócios de maior idade, que tenham sido admitidos há pelo menos três meses e tenham em dia as suas quotas.
Artigo 16º – Os membros dos Corpos Gerentes só podem ser eleitos consecutivamente para dois mandatos, salvo se a Assembleia Geral reconhecer que é impossível ou inconveniente proceder à sua substituição.
Artigo 17º – 1) É vedada aos membros dos Corpos Gerentes a celebração de contratos com a Associação, salvo se deles resultar manifesto benefício para a instituição.
2) Os fundamentos das deliberações sobre os contratos referidos no número anterior, deverão constar das actas das reuniões do respectivo corpo gerente, não podendo intervir na deliberação o membro contratante.
 
A verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima. E a justiça tarda, mas normalmente chega...

13 comentários:

Anónimo disse...

vai haver eleições para nova direcão?

se for era boa altura para aparecer outra gente

E tacho para mim, não há?! disse...

Pois era, mas não tens essa oportunidade.
Aquilo está bem guardado.

É para se autorizarem a vender uns terrenos que foram doados ao Lar por algumas pessoas.

E mais uns pontos da ordem de trabalhos que não se percebe bem e que dão para tudo e para nada.

Cumps..

manuel sousa disse...

ora ai está em vez de falarem vão lá e cheguem-se á frente. é o chegas tá-se bem no sofá a mandar uns bitaites. é melhor e mais fácil dizer que está mal, fazer façam os outros. tacho pois isso querias agora trabalhar tá quieto ó mau os outros que trabalhem. tu vais dizendo mal sem dar a cara é mais fácil.

2 famílias que vivem à custa de 2 colectividades...?! disse...

Ui ui, tão nervosos que andam e que ficam logo quando se fala do Lar de Minde.

Nem é preciso dizer mal ou bem. É apenas preciso falar que ficam logo nervosinhos.

Bem que eu gostaria que me arranjassem lá qualquer coisa também... Um ordenado, uma avença, uma loja, mas coisas aqui ou ali...

É a vergonha de Minde, é o que é.

miguel disse...

ehehhhe esta gente é uma vergonha. sem mais comentários e se calhar de alguém que que quer ser diretor e não consegue á por ai tanto ressabiado, fracassado e frustado que depois o dizer mal é a solução encontrada.

Vale do Ave disse...

Comam-se para ai vá...

Uns isto outros aquilo...

Minde nada...

Esqueci-me, isto é Minde e a condição humana em si mesmo.

Anónimo disse...

Tanto que se fala do CBESM, e nunca ninguém tomou medidas para esta instituição ser investigada pelas autoridades competentes. Mas e incluo - me neste grupo, toda a gente gosta de falar e criticar na internet, no café, com os amigos. Eu não consigo conceber que uma terra tão pequena como a nossa, tem tanta coisa secreta pseudo eleitista....BLá Blá Blá. Esta terra tem aquilo que os seus habitantes querem que ela tenha.

Portanto quando se queixam das inumeras situações que envolvem as instituições e os meios politicos, esquecem-se de analisar que as coisas só tomam este rumo porque nós mindericos assim o deixamos.

faça-se um mea culpa e quando ouvimos um "para Minde palha e pouca e de preferência podre", não fiquemos escandalizados, pois os mindericos tem o que colhem.

Senão vejamos:
- No CEBSM a direcção é sempre a mesma com as respectivas panelinhas já alinhavadas desde á muitos anos......mas não aprece outra lista para tentar tirar os que lá estão de lá

- O CAORG outra entidade elitista envolta em segredinhos e panelinhas, que se continua a dobrar á vontade de duas ou três pessoas.....mas não aparece outra lista nem um grupo de gente didposto a fazer alguma coisa para inverter a situação

- A CPM lá vai fazendo uns concertos e tal, mas ultimamente também se começam a sentir sinais de compadrios e segregos e mentiras e histórias mal contadas.....mas também ninguém quer ir ao fundo da questão

As outras instituições ou sabem fazer melhor as coisas e são mesmo secretos os compadrios e promiscuidades, ou até pode ser que funcionem com transparência....o que pessoalmente não acredito.

Quem fala das instituições e associações fala também do poder politico, porque dois meses volividos das eleições verifica-se que nem quem ganhou, nem quem perdeu se estão para dar ao trabalho nem mexer muito.....porque cansa.

Assim sendo o MINDERICO, só esta na m**** porque tem uma porcaria de uma forma de pensar que é o venha a mim, e se sobrar depois aos outros.

o Justo disse...

Se isto dos estatutos que está aqui é verdade como tem sido possível o que se tem passado?!

Mas já ninguém tem vergonha?!

Por dinheiro faz-se tudo?

A direcção que lá está não está lá há mais de 12 anos?! E parece que só podia estar 6...!

E não podem receber dinheiro, nem sequer fazer negócios com a colectividade?! Poxa, então todos os negócios e avenças que têm havido, como ficam...?!

Ai mindericos, mindericos...

Anónimo disse...

Ai Ai mindricos, que falais sem saber de nada. Porque não ides ás assembleias para vos informardes? Isso é que não! Dá muito trabalho... É muito mais fácil criticar do que empreender, lançar o veneno do que esclarecer. Valha-nos Nossa Senhora do Cerejal

Anónimo disse...

Andaram os nossos pais a dar sangue, suor e lágrimas por Minde para andar agora uma cambada a alambanzar-se e a fazer vida desta colectividade.

Não está certo.

Anónimo disse...

Esta coisa de vir ao Debater Minde e destilar o veneno que corre nestas cabeças ditas inteligentes sobre instituições que não conhecem faz -me rir. Mas então onde estão estes heróis que não os vi na ultima assembleia do CBES? Tenham vergonha. Assumam-se. Apareçam. Cá os espero. Quanto a mim Minde só tem de agradecer a todos estes homens que ao longo dos anos têm tomado conta destas instituicôes, e têm feito uma grande obra. Se calhar para que estes energúmenos que só sabem dizer mal, estejam descansadinhos em casa enquantos aqueles de quem dizem mal aturem os vossos filhos e pais.

Jose Alves disse...

eu Jose Alves um dos fundadoures desta casa não concordo com comentarios cobardes por isso acho que o melhor é dar a cara na proxima assenbleia Geral ou então reunão o nº de socios que lhes primita fazer uma assenbleia geral extraurdinaria e ai descutir os assuntos que vos encumodam até lá deixem trabalhar em paz os que Lá estão pois a obra que eles já fizeram esta a vista de todos

C.O.D. disse...


A justiça tarda, mas há-de chegar.

Será que além das 5 avenças de gestão, auditoria, contabilidade, advocacia e "serviços gerais" já temos mais uma avença de "marketing e imagem" ?!