27/03/2007

grandes portugueses

No domingo foi a grande final do programa ‘Grandes Portugueses’, na RTP.

À mesma hora, na TVI, dava o reality show ‘As belas e os mestres’. Ora, o share de audiência da TVI foi o dobro, nesse período, do da RTP!!!
Isto é que é um facto para nos deixar preocupados, e não o concurso que elegeu um ditador, um projecto de ditador e um senhor que sofreu muito às mãos do poder apenas por ter feito o bem (uma história clássica, portanto)!

Podem-se apontar todos os defeitos ao concurso. Até podemos gritar histericamente, qual Odete Santos. O que temos de admitir é que o concurso nos pôs a olhar para a história, a relembrar a história, a discutir Portugal. E serviu também para colocar a nu uma das maiores evidências de Portugal no pós-25 de Abril, quiçá culpa dos camaradas da Odete Santos: o falhanço da educação.

Quanto à eleição, obviamente Salazar e Cunhal, não obstante serem grandes Portugueses, não mereceriam estar nos 10 primeiros, até pelo pouco tempo que passou para os avaliar (actos maus esquecem-se depressa, e os bons perduram e são aumentados, note-se...). No séc. XX, se houve alguém que foi decisivo para Portugal pela positiva foi Mário Soares que, curiosamente, combateu aqueles dois e que eventualmente poderia ter estado nestes 10 primeiros (o 12.º lugar é extremamente honroso e penso que correcto).

O meu voto:
  1. Luis de Camões
  2. D. Afonso Henriques
  3. D. João II
  4. Infante D. Henrique
  5. Marquês de Pombal
  6. D. Manuel I
  7. D. Dinis
  8. Santo António
  9. Fernando Pessoa
  10. Nuno Álvares Pereira

Outros: Aristides de Sousa Mendes, Mário Soares, Vasco da Gama, Amália, D. João I, Afonso de Albuquerque, D. João IV, etc.

Pensar Minde

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite:
Só uma questão: li o "livro de estilo" deste blog e diz lá que "se pretende debater actividades e eventos em Minde". Depois diz que "este blog estará em permanente evolução."
Quanto ao primeiro tópico, julgo que Salazar não era minderico nem nenhum dos votados no concurso. Em segundo lugar, esperam-se precisamente 21 dias para se ler nova noticia. Terei entendido bem o "livro de estilo" ou é só uma coisa para enfeitar a página frontal?

Anónimo disse...

Manel

Dê-nos o endereço do seu blogue que com certeza dá informação diária sobre Minde.
Sim, porque você deve ser um espertalhaço do camandro.

Anónimo disse...

Para mim o melhor português de sempre é o J. José