16/08/2010

Extinção do agrupamento de Minde - cancelada?


Depois de ter-se pensado que com as movimentações da Câmara de Alcanena já não existiria muito a fazer para impedir a extinção do agrupamento de escolas de Minde, com subsequente desertificação das escolas desse agrupamento, surge a notícia que a Assembleia da República interveio (em 09/07...!), tendo feito aprovar 3 resoluções visando impedir de imediato essa extinção e recomendando ao Governo, entre outras coisas:

  1. Qualquer iniciativa de associação entre escolas ou agrupamentos de escolas deve fundamentar -se numa prévia consulta aos respectivos conselhos gerais.
  2. As comissões administrativas provisórias dos agrupamentos de escolas sejam nomeadas após consulta vinculativa aos conselhos gerais das escolas ou agrupamentos de escolas objecto de extinção ou fusão.
  3. Seja feito o levantamento por cada direcção regional de educação das escolas a encerrar, número de alunos a transferir, percentagem do aproveitamento escolar e as escolas de destino.
  4. Sejam considerados critérios para o reordenamento da rede escolar e encerramento das escolas: entre outros, o resultado da avaliação da escola efectuada pela Inspecção -Geral da Educação.
  5. A reorganização dos agrupamentos de escola e das escolas não agrupadas apenas se processe após o reordenamento da rede do parque escolar do 1.º ciclo do ensino básico.
  6. A definição da nova rede de agrupamentos seja previamente apresentada e discutida no interior das escolas que vão ser alvo de reordenamento.
  7. Suspenda de imediato a aplicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010, de 14 de Junho, e faça reverter as implicações que teve em todos os agrupamentos afectados e escolas não agrupadas afectadas.
  8. Desenvolva, num prazo de dois anos, uma carta educativa nacional que plasme uma estratégia de gestão da rede escolar e que seja construída com envolvimento das autarquias locais, nomeadamente partindo das suas cartas educativas, das comunidades educativas e dos órgãos de gestão e administração escolar, das associações de pais e encarregados de educação e das associações de estudantes, obedecendo essencialmente aos seguintes critérios:

  • Estratégia local e regional de desenvolvimento e investimento e importância da presença da escola para o seu cumprimento;
  • Qualidade pedagógica e eficiência pedagógica da escola ou agrupamento, independentemente do número de estudantes;
  • Capacidade de envolvimento das populações com a comunidade escolar, seu aprofundamento ou manutenção;


Depois destas 3 resoluções da Assembleia da República, o órgão máximo do sistema democrático português, como ficará este processo e como ficará a posição da Câmara de Alcanena?

Relembramos que este processo foi condenado, de forma unânime: pela Assembleia Municipal de Alcanena, pelos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escola de Minde e de Alcanena, pela Junta e pela Assembleia de Freguesia de Minde (esta acompanhada de aclamação popular e de um abaixo assinado com milhares de assinaturas).

Será que a Câmara Municipal de Alcanena, designadamente a sua Presidente e o Vereador de Minde, Luís Pires, permitirão ainda assim que isto avance? Que se beneficie descaradamente Alcanena em detrimento de Minde, ao arrepio do que a próprio Assembleia da República ordenou?!

As 3 resoluções da Assembleia da República (n.ºs 92, 93 e 94 de 2010, de 9 de Julho) podem ser consultadas na sua publicação em Diário da República, neste link.

29 comentários:

Anónimo disse...

Temos que ir á luta novamente.

Ana Salomé Martins disse...

Eu ainda não desisti! Espero que a população de Minde também o não tenha feito. E quando digo população, não me refiro apenas aos pais de alunos da escola, pois não é nessa qualidade que me tenho manifestado, até porque esta situação já não me afecta enquanto mãe, porquanto uma das minhas filhas já concluiu o 9º ano e por isso não estudar em Minde, e a outra em breve terminará igualmente os seus estudos na NOSSA escola.
Na verdade o que me tem movido nesta "luta" contra a criação do mega agrupamento de escolas de Alcanena ( só esta denominação me soa mal) tem sido a defesa de Minde, pois antevejo, que a criação do referido mega agrupamento, leve ao encerramento das escolas de Minde,a muito curto prazo, com todas as consequências nefastas para a nossa vila que dai advirá.
Ana Salomé Martins

Anónimo disse...

A Ana Salomé Martins quem é? Tem assim tanto peso para se vir armar aqui ao pingarelho?

Anónimo disse...

a ana salome martins tem o que tu nao tens, coragem para se identificar. chega te a frente e diz quem es, ou nao podes a patroa nao deixa. a asseiceira?

Anónimo disse...

tens razao quem nao deve nao teme, o covano deve ser espiao da ceira ja andam nos cafes agora defendem na net forca salome a ceira va mandar para a terra dela ,

Jose Augusto Coelho disse...

Cumprimento a Drª Salomé, digna seguidora de um Mindrico (Gil F.Martins) que representa uma geração (na qual com orgulho me incluo) de homens e mulheres que lutaram exaustivamente, para dotar Minde das infrestruturas necessárias para se poder projectar no futuro.
Nesta luta contra a prepotência e a arrogância do poder autarquico instituido, é nossa obrigação estar ao lado da Salomé e de todos os que não se resignam, que recolhem assinaturas, que vão á DREL,ás assembleias e sessões camarárias
lutar pela nossa terra até contra aqueles que julgavamos ser dos nossos. Por mim, escusado será dizer que estarei sempre contra tudo o que possa entravar o normal desenvolvimento de Minde, e por maioria de razão contra esta ideia peregrina do Mega-Agrupamento, e tenho a certeza que toda a geração que acima referi pensa da mesma forma.
Só uma sugestão.No actual contexto, é hora de acabar com pseudonimos e anonimatos. Vivemos num PaÍs livre, e precisamos de mais gente que venha aqui manifestar o seu apoio (ou não) nesta luta onde estamos todos envolvidos.
Comentar anonimamente, não ajuda muito, e comentários injuriosos só dão mais força a quem nos pretende prejudicar.

Anónimo disse...

Este agora aparece por que quer no futuro meter a filha na camara como vereadora ou advogada.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Será possível que o Pardal, a Asseiceira e a Câmara de Alcanena se atreverão a ir contra a Assembleia da República?!

Em que país vivemos?!

Como é possível que a Drel e a Asseiceira tenham tido conhecimento destas resoluções, aprovadas em 9 de Julho, e não se tenham referido a elas quando inquiridos em reunião de Câmara ou quando pressionaram as escolas para nomear uma comissão administrativa?

A isto chama-se mentir e má fé.

Anónimo disse...

O partido socialista através de um dos trutas de Lisboa já pregou um grande raspanete na Asseiceira.

Ao saberem da reacção do ps-alcanena, da assembleia municipal, da junta de freguesia e do povo de Minde, ficaram com os cabelos em pé.

Já se pensa na alternativa à Asseiceira para daqui a 3 anos. Deve ser o Anastácio.

Anónimo disse...

Viva a Mindurbe e seu homem de mão chamado Zé Augusto.

Anónimo disse...

Tanto disparate que se publica neste blog.

Anónimo disse...

Grande disparate pensarem que alguém em Lisboa vai apear a Asseiceira e meter outro boy a concorrer às eleições.

Nós temos é que tratar dos nossos problemas e não esperar que venham outros resolvê-los por nós, principalmente quando não estão nem aí...

Dentro de 3 anos a Asseiceira voltará a candidatar-se e, infelizmente provavelmente voltará a ganhar, com o Pires ao lado.

Um regresso dos Icas seria um pesadelo ainda pior.

Temos de tentar que o PSD arranje um candidato e uma equipa decentes, em vez das marionetas da Ana Cláudia das últimas eleições.

E temos de pensar seriamente em apresentar uma lista de mindericos, metendo um vereador.

A única alternativa a isto será também alimentarmos a hipótese da extinção do concelho de Alcanena e a sua fusão no concelho de Torres Novas.

Anónimo disse...

ó bazaroco do blog publica o que escrevem, ó é só que interesa.

Anónimo disse...

Ultima hora: a extinção do agrupamento de Minde foi suspenso. Continua tudo na mesma. Foi comunicado esta manhã á câmara pelo M. da Educação.

Anónimo disse...

Para pudermos acreditar nisso tens que dizer quem és. Ou seja assina.

Anónimo disse...

É só chico espertismo! Todos são enganados, todos são gozados, todos são prejudicados directa ou indirectamente e agora queixam-se. Havia de ser muito pior! Viva a Asseiceira! Viva o Pardal!

Anónimo disse...

Este anonimo deve ser de Alcanena.

Anónimo disse...

Este é ICA

Anónimo disse...

A Asseiceira irá dar umas benesses aí a alguma das vossas colectividades e depois tudo se esquece e ninguém chora.

Anónimo disse...

o concelho tem o que merece, asseiceira e pardal. enganaram quem quis ser enganado, a muito que eram conhecidos ou nao










a asseiceira e o pardal, so enganaram quem quis ser enganado a muito que eram conhecidos. ou nao? agora aguentem-se.

Anónimo disse...

já começou a eliminação sistemática de tudo o que vinha de Minde para as escolas. tudo com o beneplácito da asseiceira e do pardal.

parabéns aos dois!

Anónimo disse...

vamos agendar manifestação, pedimos a todos que apoiem a movimentação.povo precisamentos de todos. fazei barulho, mostrai indignação pela constituição do agrupamento de escolas. mostrai indeferença para com os politicos...

Anónimo disse...

Reunião de Câmara
Reunião Extraordinária do Órgão Executivo realiza-se a 2 de Setembro de 2010

No próximo dia 2 de Setembro de 2010 realiza-se uma reunião extraordinária do Executivo da Câmara Municipal de Alcanena. A sessão terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 9:30h.

Esta reunião será de carácter público, estando previsto, após a ordem de trabalhos, um período de intervenção aberto ao público.

Anónimo disse...

9 e30 bue de cedo vai la tu ica

Anónimo disse...

todo o povo deverá comparecer nos paços do concelho no dia 2 de setembro não falte. passai a palavra a todo o povo. "povo, povo porque lavas no rio" para os socialistas o povo é quem mais ordena. precisamos de ti passa a palavra, ao povo o que é do povo - a educação.vamos comparecer com os nossos filhos. a todos os que escrevam neste blog peço respeito por todos e pelas opiniões - não axinquilhem isto é um assunto sério para as presentes e futuras gerações. respeitai com os vosso comentário. povo para a rua já e em força- obrigado.

Anónimo disse...

É muito triste que tudo isto esteja a acontecer quando a presidente da Câmara é mesma de um povo que a elegeu, porque acreditou nela e agora foi traído.

Anónimo disse...

É muito triste que tudo isto esteja a acontecer quando a presidente da Câmara é mesma de um povo que a elegeu, porque acreditou nela e agora foi traído.

Anónimo disse...

Metam a Asseiceira e o Pardal a viver juntos... Só se estraga uma casa.