23/09/2013

Uma questão que levantaram no blog: pode ou deve uma coletividade de Minde apoiar oficialmente uma candidatura política?
Eu acho que não. Atenção que os associados e diretores são livres para fazerem o que quiserem (não podem é abusar e pensar que são donos da instituição).
Uma questão que me levantaram no trabalho: porquê mais foco este ano na Junta que na Câmara?
É verdade. Isso deve-se á maior disputa que julgo que vai haver na Junta que na Câmara. Parece-me existir na população satisfação em relação ao trabalho desenvolvido pela Fernanda Asseiceira, mesmo com a conjuntura económica destes anos e especialmente considerando o terrível estado em que herdou a Câmara. A mim parece-me também que o trabalho foi positivo e que se terão alcançado os principais objetivos propostos. Não se pode concordar com tudo porque todos faríamos sempre algo diferente, mas no cômputo geral acho que foi bom.
Sintomático é também o facto de as listas concorrentes não terem muito a dizer, concordando aparentemente com a maioria das medidas tomadas e as estratégias adotadas. Não há grandes alternativas, em termos de pessoas e ideias. A isso não será alheio o facto de a lista PSD-CDS ter á cabeça ex-apoiantes da Fernanda Asseceira e da lista ICA ter avançado com 3ªs linhas relativamente àquilo que apresentou nos últimos anos e ter como obsessão tentar desmontar a ideia que a Câmara era mal governada e foi á falência pelo descontrolo financeiro que havia (facto que é para todos evidente e foi atestada até pelo governo).
E assim chegamos á mais interessante e divertida disputa por Minde, que todos achamos que vai ser renhida e onde as listas em confronto representam diferentes personalidades e diferentes visões para Minde, além que levanta-se a questão se Minde irá ser mais 4 anos governada pela pessoa que a governou nos últimos 8 anos, este ano desacompanhado dos seus habituais parceiros e rodeado de jovens sem grande experiência nestas andanças. Em qualquer sondagem efetuada (quer as 2 semi-profissionais que existem e que tentaremos divulgar, quer á mesa dos cafés ou em casa de cada um) conclui-se que a Junta pode voltar a cair para o Fresco ou passar para o Moisés Morgado. Há também muitas questões que se levantam em Minde, em termos do que foi ou não foi feito em 8 anos e do que há a fazer.

29 comentários:

Anónimo disse...

Os que no sábado bateram palmas ao primeiro ministro foram os mesmos que aplaudiram o Pacheco Pereira há dois anos em Minde e os mesmo que apoiaram o Carlos Correia nas últimas eleições para a Junta.

Tanta coerência!

Anónimo disse...

um camião sem seguro nem inspeção tambem serve para fazer campanha eletoral

Memória longa disse...

Ui ui ui...

Era giro a TV MINDE ter filmado as listas pelas ruas de Minde em 2009 e este ano... Víamos lá alguns exemplos de COERÊNCIA...

Há malta que por interesses veste as camisolas todas e faz as figuras todas. É como diz o povo: fazem o jeitinho...

Anónimo disse...

Faltam 5 dias para as eleições e continuamos sem saber se os candidatos vão querer receber um salário ou apenas ajudas de custo.

E continua toda a gente sem saber o que se passa ou passou afinal com os CTT. Isto não interessará ás pessoas?

Mas toda a gente acha isto normal?!

Anónimo disse...

Claro que vão receber salário e ajudas de custo!
É um direito que lhes assiste... e isto dá muita chatice e trabalho para ser feito de borla ou apenas por amor á camisola. Bem eu pelo menos não o fazia, mas também por isso jamais me candidataria.
O assunto CTT não interessa pois o pessoal continua a poder levantar as reformas e mandar uma carta ao filho da América...tá-se bem!

Anónimo disse...

Esta analise tem muito de objectividade. É até um pequeno estudo com muito interesse. Mas a questão é, vamos continuar a ter mais do mesmo? Vamos continuar a ter um Presidente 4 anos calado na Assembleia Municipal. Vamos continuar a ter um Presidente sem poder reivindicativo? Vamos continuar com um Presidente sem projectos? Vamos continuar a ter um Presidente que não sabe dialogar? Vamos ter um Presidente que se diz, sómente permanecer na Junta 6 meses para depois entregar a Presidencia a outrem ? Aí tantas perguntas que havia para fazer, mas o povo é soberano.

Anónimo disse...

Com tantas perguntas que surgem neste blog, era bom saber porque não quiseram fazer o DEBATE publico entre os candidatos.
Afinal quem medo de quê?
Quanto a mim Minde so teria a ganhar.

Anónimo disse...

O facto de o presidente de junta ir auferir um vencimento é secundário, até porque todos os que trabalham, recebem um ordenado, não vejo porque é que um presidente de junta não o deva receber se for eleito para tal.

Interessante seria realizar-se um exercício de comparação dos programas eleitorais das 4 listas, e vistas bem as coisas, todos eles na generalidade partilham as mesmas ideias. Agora eu pergunto-me, se as ideias para Minde são basicamente as mesmas, para quê 4 listas??????

Sede de poder e protagonismo???? Desempregados à procura de emprego?????? Ou simplesmente a corrida ao TACHO?????

Não sei a resposta, mas é sempre um exercício interessante de fazer,visto que as acusações de cabalas e jogadas políticas estão ao rubro, o lavar de roupa suja é uma constante, e o que realmente seria útil era existir uma união das pessoas de Minde em prol da terra, e não dos seus próprios umbigos e interesses, que é o que parece existir agora.

Anónimo disse...

É uma verdadeira feira de vaidades esta lista do CDS/PSD.

O ridiculo que é ver alguns peneirentos armados em grandes defensores dos interesses de Minde.

Pantomineiros de 30 caras!!!!!!!

Anónimo disse...

Porque é que que o PSD não publica as duas sondagens que fez, uma no final de Agosto e outra no principio da semana passada?

São desfavoraveis, claro está. É o publicas, não é Susana Aparicio?

Mex disse...

E um reformado como o Fresco pode acumular a pensão com o salário que tem recebido...?!

Ai, cala-te boca!

Houve convites para um debate entre candidatos à Junta de Freguesia de Minde. O Fresco, tal como em 2005 e 2009, recusou.
Parece-me que foi esperto. Não tinha nada a ganhar ou a dizer e já se viu que ganha as eleições à mesma...

Anónimo disse...

Fico pasmado com essa ideia que vamos levar com Fresco durante mais 4 anos. Só se as pessoas estiverem a dormir ou forem muito facciosas, quer dizer que eu não acredito que se esqueçam da sua terra para eleger tal personagem que não é mais que uma nulidade, politicamente falando, claro!

Anónimo disse...

Mais 4 anos de Fresco? Só se Minde tiver a dormir. Já não nos bastam 8 anos de nulidade completa, ou serão precisos msis 4 para pagar o resto das contas do Pardal?
Bem, cada terra tem o que merece e dia 29 logo veremos.
Eu aposta na mudança: qualquer dos outros candidatos facilmente poderá fazer bem melhor que esse troca tintas que todos os anos muda de partido

Anónimo disse...

A Câmara Municipal de Alcanena, liderada pela socialista Fernanda Asseiceira, continua a surpreender com os excelentes indicadores que vem apresentando. Desta vez, e em apenas três anos e meio, o prazo médio de pagamentos a fornecedores, fundamental para a saúde financeira das empresas, caiu dos 260 dias (em 2009) para os 28 dias em Junho deste ano, não obstante ter ainda chegado aos 476 dias logo no início de 2010, quando o atual executivo iniciou as suas em funções.

Anónimo disse...

Eu voto na Odete.

Anónimo disse...

Coerência é votar na Odete ou no Moisés que muito têm dado nos ultimos anos a Minde e participado activamente em prol de Minde e das suas colectividades.
Obviamente que todos se recordam da Odete e do Moisés a liderar ou participar nas colectividades de Minde nos ultimos 20 anos.
Apelidar de vaidosos os membros da lista do PSD/CDS é não reconhecer o mérito do trabalho que alguns desenvolvem nalgumas colectividades sem qualquer contrapartida financeira e até com custos pessoais.
Sejam objectivos e analisem e não emitam apenas opiniões por odios pessoais. Isso é fácil. Demasiado fácil

Covano que não se deixa comer... disse...

...
Quer-me cá parecer que esta última conversa está a bater muito ao lado...

Então agora queres ver que quem deve estar na Junta é quem está ou esteve nas Colectividades?!

É que isso até é um dos motivos porque as coisas em Minde de vez em quando funcionam tão mal, de forma tão estranha ou tão obscura...

Não se costuma dizer que quem está na Junta aproveita sempre para se ajudar a si, aos seus e à sua Colectividade...?

Mas olha, se queres ser criançola e comparar na lista do Moisés e do Fresco quem é que já esteve mais tempo nas Colectividades ou em mais Colectividades, vê lá se pensas bem, porque está-me cá a parecer que te vais engasgar na tua conversa...

É que na lista do Fresco - tirando o próprio - diz-me lá que Directores é que nos últimos 20 anos tiveste nas Colectividades?

Se calhar se formos um a um vais chegar à conclusão que a maioria das pessoas na lista do Moisés estão ou já tiveram em muitas Colectividades e, nalguns casos, até as ajudaram a fundar. Fora eventos em Minde...

Já a malta que está na lista do Fresco, o que é que fizeram...?

Às vezes, o peixe morre pela boca, não é?

Por isso é que essas parvoíces só se dizem de forma anónima em blogs, à mesa do café com pessoas que não respondem ou aos gritos quando se tomou um pequeno-almoço de vinho branco...

Façam mas é o favor de ser felizes!

Zé Cueca disse...

ICA

Anónimo disse...

Querem ver que "Covano que não se deixa comer" também não é "anónimo" ou é esse o teu nome próprio???
Loooool.
A tua cegueira não te deixa ver o óbvio.
É pena, porque julguei que fosses mais esclarecido e mais sereno, mas obviamente que estás nervoso e como eu entendo esse nervosismo outra vez.
"Um cara pálida perguntou uma vez a um indio porque razão as musicas deles so falavam em chuva e o indio respondeu que eles cantavam sobre o que precisavam".
O teu constante apelo à felicidade, faz-me lembrar esta história.

Anónimo disse...

O "covano que não se deixa comer" tem toda a razão. Vejo mais gente das tais colectividades na lista do Moisés do que na lista do Fresco, onde a maioria é um monte de jovens acabadinhos de sair da escola e que foram pescados apenas para fazer número e colorir a foto.

Anónimo disse...

È interessante comparar as listas pelos componentes que estiveram mais vezes nas direções de colectividades. Depois ainda afirmam que não os viram nos ultimos 20 anos - lista do Moises.Ou têm a memória curta ou então não sabem nada de Minde. O Moises esteve sempre ligado a instituições Mindricas a começar pela fundação do CBES, QUE HOJE TODOS RECONHECEM UMA GRANDE INSTITUIÇÃO, passando pelos Bombeiros 1º. responsável pela angariação de fundos no País para a construção do quartel, Director do Victória, Director da Academia etc.etc. e o Benjamim quantos anos deu ás instituições, e o António Santarem, e o José Manuel Alves e o Carlos Alfaiate e o António Alberto Achega e o João Pedro Micaelo e o Henrique Lobo e não me lembro de mais, mas direi que não reconhecer os serviços que todos estes individuos prestaram á comunidade é uma ingratidão. Respeito todos aqueles que hoje dão o seu contributo, mas não têm o direito de amesquinhar aqueles que puzeram aquelas instituições de pé.Portanto quando quizerem emitir opiniões façam um pequeno estudo ao passado, ou então passaram a fazer figura de ignorantes.

Anónimo disse...

E o PSD continua sem apresentar as sondagens que fez no concelho de Alcanena. Porque será?

Zé das vindimas disse...

Dou os parabéns a F.Asseiceira e às equipas que a rodeiam. Analisei através do seu programa eleitoral o seu conteúdo e verifico que serão os grandes vencedores.
Tem o melhor programa, e as melhores equipas. Calculo que vai ganhar em toda a linha, por quantos só se saberá no próximo dia 29 à noite mas está no papo!

Anónimo disse...

O PSD não fez sondagem nenhuma. E os outros tambem não. Não percebo a tua insistência nesta ideia.

Anónimo disse...

Fez sim. E deu maus resultados para a Susana Aparício e para o Fresco. Passos Coelho veio a Alcanena tentar dar gaz à campanha. Parece que ainda fez pior. Os reformados a quem ele tem cortado as pensões vão votar contra ele e seus delfins.

Os pequenos e médios industriais estão farto dele. A votação vai mostrar o ódio que existe contra a direita do BPN e da roubalheira.

Anónimo disse...

essa do moises ser fundador do cbes é mesmo para quem não sabe ou quer confudir. foi diretor mas não fundador acorda ó burro vai ver os estatutos ou vai lá ver a foto dos fundadores aos escritórios do cbes.

Anónimo disse...

o moises fundador do cbes eheheh burro e mentiroso foi diretor fundador NÃO Ó OVELHA

Anónimo disse...

1º. responsável pela angariação de fundos no País para a construção do quartel???????!!!!!!!!!!!!! o Moises?

Nada contra o Senhor mas não vamos extrapolar factos . Melhor informar-se acerca do ano de construção do imovel e qual a direcção presente então na altura,não irei entrar em bate boca neste tema mas so falta dizer que foi o moisas a colocar a primeira pedra em Minde.

Anónimo disse...

Não colocou a primeira pedra em Minde, mas segundo dizem os mais velhos contribuiu com a sua ação para muitas e bem alicerçadas obras.

Bem haja Sr. Moisés, continue com essa garra e não se deixe desanimar. Estas guerras não são mais que dor de cotovelo.