04/12/2006

Apresentação

Aí está mais um blog de Mindericos, para Mindericos e essencialmente sobre Minde.

Nascido da evolução tecnológica, da vontade dos autores em escrever sobre Minde, do relativo sucesso de outros blogs de Mindericos (xarales, rede minde.eu, tou ca neura, etc), do apelo à criação de blogs Mindericos pelo incontornável, controverso e essencial Portal Minderico, muitos factores estiveram na origem deste blog, que também quer demonstrar que a sociedade civil Minderica, sempre mexida, insatisfeita, orgulhosa e saudavelmente descontente, continua viva.

Aqui, pretende-se uma discussão sã e construtiva de assuntos relativos a Minde, ao concelho de Alcanena, às entidades e pessoas Mindericas. Lateralmente, poderão ser abordados temas com maior abrangência, que se justifiquem dada a pertinência, o interesse ou polémica que despertem nos autores ou nos comentaristas que desejarem ver um tema debatido.

Não se vão fugir a temas ou evitar tomar posição quanto a eles. Aliás, será apanágio do blog tentar tomar posição. Correctas, fundamentadas, justas ou unânimes, logo se verá.

Na génese do blog estão duas pessoas, que por razões puramente egoísticas optarão por manter o anonimato, sem prejuízo de ele ser levantado em caso de necessidade e por vontade individual de cada um dos autores. Espero que perdoem essa covardia e vergonha. Vários motivos estão por detrás desse anonimato, o qual foi ponderado. O anonimato será também permitido, quer a comentaristas, quer a futuros autores do blog.

Quanto às pessoas, somos um xaral e uma xarala, na chamada idade do meio, a viver em Minde, criados em Minde, sem ligações partidárias (muito) evidentes, que pretendem, enfim, deixar escritas as suas opiniões acerca de vários temas e contribuir para Minde, sem quaisquer pretensões ou ambições.

Esperemos que se divirtam tanto como nós com este blog.

Os fundadores,

Pensar Minde e
Polge do Ninhou

29 comentários:

Anónimo disse...

Um blog apartidário que toma posições politicas e outras? Expliquem-me lá essa contradição.Pode ser?

Anónimo disse...

Olá, bom dia
Um bem haja para vocês. Agitem, lancem ideias, reinvidiquem, sugiram, debatam, levem longe o nome de Minde. Façam MEXER as coisas!

Pouco me importa que tenham ou não filiação política, conhecida ou desconhecida. Todos temos lugar na sociedade e o dever-obrigação de participar.

Só o vosso simples aparecimento vem, mais uma vez, provar que os Mindericos não se vão deixar abater pelas dificuldades que atravessa.

Viva Minde! Vivam os Mindericos!

Vítor Manuel Coelho da Silva

Anónimo disse...

Para o anónimo acima

É claro que há uma clara contradição e, mais uma vez, vou ser controverso no que vou dizer.

O Portal Minderico tenta ser independente dos poderes políticos, não obstante o seu Coordenador votar sempre em todas as eleições e, por conseguinte, ter opções políticas.

Se as faz ou não transparecer nos seus escritos fica à consideração dos leitores (e desde já esclareço que o meu voto é de geografia variável). Tão pouco o seu Coordenador se eximirá a participar políticamente nos destinos do Concelho e da Freguesia, à sua maneira.

Mas, tenham a certeza, censurar qualquer partido político ou movimento não o fará.

Este blog, cujo aparecimento saudámos acima, será, espero, uma mais valia para a região. Como disse no blog anterior, pouco me importa se estará alinhado políticamente ou não.

O que interessa é que se debata.

Mas não posso deixar de lamentar que os seus autores não se revelem. Têm medo de quê?

É norma do Portal Minderico não colocar endereços de blogs ou sites em destaque na parte superior do Portal, de autores que não se assumem publicamente.

Já em tempos recusámos a colocação de outros, porque os seus autores não se revelavam . Embora várias vezes, em relação a um deles, tenha destacado e publicado alguns dos seus artigos, que vinham assinados.

Assim, lamento dizer que não colocaremos este blog na lista de sites e blogs em destaque no Portal. Demos conhecimento dele em notícias. E pronto.

Não obstante, referiremos, quando entendermos, textos que sejam aqui publicados.

Vítor Manuel Coelho da Silva

PS: Os media devem ter normas. Imaginem que começam a proliferar blogs anónimos na Freguesia e no Concelho. Fará isso sentido? Reparem que, por exemplo, o Jornal de Minde aceita publicar textos de autores anónimos, SÓ que impõe e bemque o autor revele a sua identidade à Direcção.

Não sendo assim, podemos cair numa selva!

Anónimo disse...

Debater se cara é, de facto, coisa pouco digna.

Anónimo disse...

Olá,
Um bem-vindos á blogoesfera minderica.

Todos não somos muitos para fazer isto andar para a frente.

A liberdade tem tendência a ser a medida de cada um. E, muitas vezes, aqueles que mais amam a liberdade são os primeiros a criticar quando as normas e regras que outros praticam ou que se impõem caiem fora dos seus parâmetros.

Quanto ao facto de serem anónimos, eu, enquanto anónimo, só o posso defender. A net é isso mesmo, liberdade, mas com respeito e regras. É necessário é as pessoas serem controladas.

Reparem nisso e depois digam que não é verdade.

O jornal de Minde sempre publicou anónimos. Ninguém sabiam quem eram. Aliás, um ilustre membro já uma vez escreveu que, no início do JM, chegaram eles próprios a escrever sob anonimato em algumas ocasiões, para tentar uma maior diversificação no jornal. O portal minderico permite e icentiva que pessoas se registam e escrevam sob pseudónimo. É o anonimato na forma mais simples, sem prejuízo do coordenador saber quem são.

Não desaninem e sigam o exemplo dos outros netfólicos mindericos. Contra ventos e marés...

abraço,
Tenório

Anónimo disse...

Mau caro Tenório

É necessário é as pessoas serem controladas? Por quem?

Repare, se alguém escrever como anónimo e/ou com pseudónimo e houver alguém a processar o Portal Minderico, o Jornal de Minde ou o media em questão, quem assume a responsabilidade? O Director? E o autor, que escreveu sob anonimato fica-se a rir?

A coisa não é tão simples como parece, entende?

E não há soluções perfeitas. Repare, ao recusar colocar um link para o Debater Minde no Portal estou a censurar este blog? Creio que não. O Blog continuará a existir.

Ponha-se no meu lugar. Para além de problemas de espaço, colocaria uma catrefa de blogs sem saber quem eram os autores num site com as características do Portal Minderico?

E, já agora, o meu caro Tenório não se identifica porquê? Tem medo que lhe dêem tau-tau no rabito? Francamente!

Cumprimentos

vmcs

Anónimo disse...

Ainda para o Caro Tenório

O meu amigo escreve com pseudónimo. E como tal quer que ninguém revele a sua identidade.

Imagine que os autores deste blog, por absurdo, conseguem saber a sua identidade e que, contra toda a ética, a revelam.

O senhor vai processar quem? Os 2 autores anónimos deste blog?

Pense nisto! E não me pergunte se de facto se pode saber quem é quem que anda por aqui, okay?

Um abraço

Vítor Manuel Coelho da Silva

Anónimo disse...

Estou a ver que este blog vai ser de partir a rir. Lavagem de roupa suja, mexericos, muita cusquice e troca de "galhardetes". Lindo, muito interessante. Tão interessante que acabei de o visitar e já estou de saída. Definitiva, claro. Boa sorte a todos. Mas tenho coisas mais importantes em que pensar.

Rosa dos Ventos disse...

Espero que este par da "idade do meio" tenha muito sucesso com o seu blog.
Ele vem enriquecer a blogosfera de Minde e acredito que traga temas pertinentes para discussão, que se pretende civilizada, divertida e construtiva.
Sou minderica, não vivo em Minde, sou militante de um partido, mas não se nota nos meus comentários. Sou acima de tudo uma cidadã activa em relação ao mundo que me rodeia.
Um abraço

Polge do ninhou disse...

Olá.
Esta é a minha estreia aqui no nosso blog.

Um muito obrigado ás saudações, especialmente ao PM do xarales e ao VMCS do Minderico, que referem o blog nos seus sites.

Tanta polémica por causa do anonimato.
Até já falam em processos!
O anonimato aqui é um direito. Quem gosta gosta, quem não gosta, não gosta, não vê e não lê. Como já aqui um comentarista, o tenório, escreveu, o Jornal de Minde e o Portal Minderico também têm anónimos (aliás, todos os blogs os têm, se formos a contar com os comentários) e nunca vi ninguém a queixar-se, a lamentar-se ou a escandalizar-se por isso.

Quanto a processos e à identificação das pessoas.
No portal minderico e no xarales penso que essas questões já foram várias vezes esclarecidas, tendo-se chegado á conclusão que não era possível. No limite, apenas através de uma investigação do gabinete técnico da polícia judiciária, no âmbito de um processo judicial instaurado e sob autorização de um juiz (informação fresquinha do google). Mas como isto é a net, nunca fiando.

Quanto a revelar os comentaristas, cada um sabe e fala de si e por si. Aqui, além de não ser possível saber quem comenta, não é política do blog divulgar (isto, apenas no caso dos autores que porventura vierem a escrever anonimamente). Admito que noutros blogs e sites isso poderá acontecer. Aqui, além de tecnicamente não ser possível (pelo menos que nós saibamos), nem vejo qual seria o interesse nisso, até porque isso mata qualquer site/blog...

Não estamos aqui para chocar, insultar ou coagir ninguém. Não queremos impor as nossas ideias a ninguém nem a nada, mas também não nos vamos coibir de as dar. No dia em que alguma coisa dessas se passar, imediatamente serõ dadas desculpas a quem de direito. Não pedimos a ninguém para nos ler, para vir ao blog ou para o divulgar.
O 25 de Abril já foi e, se escrever num blog é chocante, então, amigas e amigos, andamos todos muito mal.

Obrigado, e bjs,

Polge do ninhou

Anónimo disse...

Bem, debater sem dar a cara é um pouco estranho. Qualquer dia, se se voltarem a fazer debates em Minde, o entrevistador e os participantes poderão exigir o direito de irem encapuçados.

Também para as listas para cargos políticos é melhor o pessoal candidato adoptar pseudónimos e concorrerem sempre encapuçados, para ninguém saber quem são.

Em última análise, o povo terá que começar a andar de burka (sem insulto ou desmerecimento para quem usa), tapando bem a cara, para ninguém saber quem discute o quê e quem.

É preciso ter lata - abrir um blog para debater Minde sem se saber quem debate.

Mais uma originalidade portuguesa - merece ser registada no Guiness Book !!!!!

Como diz o coordenador do Portal Minderico - mas que grande cagaçom meduxo, tef-tef existe em Minde !!!

HAJA DEUS !!! (ainda parafraseando o vmcs)

Anónimo disse...

Ó fundadores

Comecem lá a mandar ideias para a gente discutir.

Eu posso começar?

Aqui vai: Acham interessante a hipótese de o senhor VALDEMAR HENRIQUES ser o próximo presidente de camara?

Eu acharia interessantíssimo. Talvez se viessem a "descobrir" muitas coisas e os rumos do concelho fossem outros. Mais baseados nas necessidades das populações e não no "show-off" permanente.

Ora entao comecem lá a botar faladura ó corajosos da serra de Aire, aí de baixo.

Anónimo disse...

Parabéns João Ferreira. Aqui na blogosfera há anonimato quando se fala de assuntos gerais e nem se referem pessoas, muito menos de uma localidade.Fala-se anonimamente de figuras publicas (e por isso sujeitas a comentários), de temas de carácter cultural social ou politico de indole generalista. Nunca de politiquices locais. Assim, em anonimato, isto vai virar um blog da cusquice. Mas como Minde é terra de cuscos, parece-me que está tudo bem...Debater sem cara??? Diarreia mental pura!!!Diria mesmo: cobardia.

Anónimo disse...

Este anonymous acabou de se envolver na sua própria diarreia verbal.
Cobardia é a sua seu anonymus de merda.

Anónimo disse...

ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah Já começou a tourada! ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

Anónimo disse...

Esta analise tem classe e substancia:-


Faz parte da natureza do discurso argumentativo dar-se a cara ao auditório. Não pode haver argumentação séria, nem defesa de tese, sem que haja poder de "sedução" ou persuasão através da retórica. Debater sem que saibamos com que auditório debatemos nem quem são os oradores, é o mesmo que trocarmos ideias com "pequenos vazios" com quem não podemos, em essência, dialogar porque, na verdade, não existem. Assim, considero este novo blog um bluf!! Debate exige honestidade e clareza. Em anonimato na blogosfera, não se debate, informa-se o publico, distrai-se a audiência, contam-se anedotas, enfim... experiencia-se a "coisa". Debate é coisa séria demais para não se ter maturidade suficiente de assumir a identidade.

Anónimo disse...

O mindrico Tenorio vive em Aveiro e anda pelos blogues dos mindricos a mandar biscas

Anónimo disse...

Isto é para rir?!

Um anónimo a mandar larachas contra o anonimato?!

E a escrever pérolas como: "Debater sem que saibamos com que auditório debatemos nem quem são os oradores, é o mesmo que trocarmos ideias com "pequenos vazios" com quem não podemos, em essência, dialogar porque, na verdade, não existem."

Então, ó caro anónimo, devemos deduzir que Vexa não existe?!!!! Terá sido o seu PC que se ligou e resolveu escrever umas linhas...?

Quanto ao "jão ferreia".
Então acha que com esse nome em minde é anónimo? é como chegar a um blog sobre bagdad e assinar hassam qlq coisa...

pensar minde disse...

Boas.
Faço minhas as palavras da Polge do Ninhou.

É pá, quem ficar muito incomodado com o anonimato, que não venha ao blog, não escreva, não leia.
O blog é, antes de mais, um exercício de prazer para quem o faz. Mas um exercício de prazer que também pretende ter utilidade (ainda que minúscula) e oferecer mais um sítio para as pessoas virem ler coisas.
Aliás, por nós, quanto mais blogs houver, melhor. Mais evolução, mais democracia. Quem criar blogs para fazer o que não deve, praticar crimes ou para seguir agendas secretas, estarão cá os leitores e as autoridades para avaliarem.

Olhem, deixo-vos já uma primeira previsão:
Nas eleições locais passadas houve dois blogs/sites que permitiam comentários, em Minde/Alcanena. Querem apostar que nas próximas vai haver esse número vezes seis? E que todos vão permitir comentários anónimos, ainda que em alguns controlados?

Já agora, ficam a saber que os principais partidos políticos, líderes políticos, juventudes partidárias, etc, etc, etc, já têm blogs, com anonimato. Como vêem, se entrarmos para o Guinness (sonho de qualquer tuga, que também será o nosso), terá de ser por outra razão.

Um grande obrigado às mensagens de incentivo.
Pensar Minde

ps: caro covanito de esquerda, prometo voltar à sua deixa.

PM disse...

Viva,
Cheguei agora de viagen, são quase quase 6 da manhã, e antes de me ir deitar (alguns já se estão a levantar) vim fumar um cigarro junto do computador e dar uma vista de olhos à blogosfera.
Não compreendo porquê tanta polémica em redor do anonimato, quando nestes comentários só vejo uma assinatura ou duas.
Um mérito já tem este blog : até agora, só a apresentação, já tem 20 comentários, número que nenhum dos meus blogs atingiu em qualquer post em vários meses de existência. A Malta gosta é de polémica.Vamo-nos deixar de politiquices de algibeira e falar de Minde, que é o tema do Blog. Venha Assunto !!

Anónimo disse...

Olá, bom dia

Querem ver o que acontece a um blog não publicitado?

Vão ver aqui:

http://www.ninhou.blogspot.com

Quem inventou este blog ficou a falar sozinho ;-)

Rosa dos Ventos disse...

Faço minhas as palavras do PM!
Só com a apresentação deu isto, imagine-se quando se começar a sério!
Não percebo esse problema do anonimato!
Se nos quiséssemos ver uns aos outros marcávamos uma reunião num sítio qualquer!
A blogosfera é uma espécie de café onde, felizmente, nos encontramos e conversamos com gente de todo o lado, sem sairmos de casa.
Só tive necessidade uma vez de me identificar por causa de um mal entendido. É o que farei se isso me acontecer na blogosfera de Minde.
Mas volto a recordar o PM.
Tomara eu tanto comentário no meu blog, mas como não é local não dá para isto!

Anónimo disse...

Mas este blog não desenvolve??? Está em apresentação eterna?
Daaaaaaa

Anónimo disse...

Tema nº 1

As 2ªs e 3ªs gerações de industriais mindricos é melhor ou pior que a 1ª geração?

Anónimo disse...

Tema nº 2

Porque é que os industriais de 2ª e 3ª geração não escrevem mo jornal de Minde e nos blogs?

Incapacidade, sobranceria ou apenas boçalidade?

Anónimo disse...

ihhhhhhhhhh que falta de nível!!
Para perguntar é preciso saber. Assim não vamos lá, não não.
Que tal uma pergunta inteligente?Vou arriscar:
Porque é que, em Minde, quem fala mal do que se faz,não faz rigorosamente nada? Alguns até falam falam e nem os vejo a fazer nada... É como nas festas dos quarenta e cinquenta. Quem trabalha é criticado, quem não mexe um dedo critica bué. Que lata!!!

Anónimo disse...

Então, ó meu caro. Só pode falar quem trabalha? Os outros, toca de baixar as orelhas?! É comer e calar?!

Olhe, e que eu saiba de experiência própria, quem não trabalha nessas festas não fala muito e geralmente até são criticados.

Para mim, acabava-se com a festa dos 50 e a festa dos 20 passava para os 30 anos.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Oh mori, claro que se pode falar paixão, desde que se trabalhe e se dêem alternativas à critica. Falar e não fazer nada, não me parece justo, percebe amorzito? bom fim de semana.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.