11/09/2009

Intermarché

Ao que parece está prevista para a antiga fábrica Emidío Raposo, na avenida junto às bombas de gasolina, a instalação de um hipermercado da cadeia Intermarché. O edifício já terá sido adquirido e a empresa prepara-se para proceder a profundas obras de remodelação, que preservará apenas uma parte da fachada exterior, a parede que dá para a estrada principal.
.
Eu pergunto: então temos nós uma zona industrial novinha em folha, com milhares de m2 livres e desocupados, com todas as infra-estruturas básicas necessárias à instalação de um equipamento deste género, e é num edifício implantado junto à mata de Minde, literalmente dentro da mata de Minde, que se vai instalar isto?!
.
A mata de Minde é um ex-líbris em termos de paisagem natural, uma área que deverá ser preservada a todo o custo; é um RAMSAR já reconhecido pelo ICN. Essa defesa passará, a meu ver, pela criação de uma zona de protecção especial na fronteira da mata de Minde, sendo proibidas construções de estruturas que não se coadunem com o meio natural envolvente. Como exemplo básico de uma proibição teríamos desde logo este hipermercado Intermarché ou o triste caso do Supermercado Tabiba, que inclusivamente levou à construção de um aterro já dentro da mata, onde antes não havia nada.
.
A Câmara de Alcanena, a quem cabe autorizar a obra e licenciar o funcionamento do hipermercado, deverá opor-se a este projecto, indeferindo-o. Em alternativa, deverá indicar à empresa promotora a possibilidade de implantar o hipermercado na zona industrial, onde o investimento até será menor, pois bastará construir um pavilhão para albergar o hipermercado, não necessitando de grandes obras num edifício já muito antigo.

Se Minde quer preservar o seu meio natural, é aqui e agora que essa luta deverá começar a ser travada. De outra maneira este património natural não será preservado e nunca poderá ser uma base para potenciar Minde como área de turismo de natureza.

No site do ICN, na notícia acerca da nomeação do polge de Minde como RAMSAR (Zona Húmida de Importância Internacional), pode-se ler que: “Os impactos negativos existentes [na mata de Minde] devem-se principalmente à poluição da água, desenvolvimento urbano e industrial e aumento do turismo.ver aqui

Para meio entendedor, meia palavra basta…

Ps: não sei se o PNSAC tem alguma palavra a dizer nesta construção, mas se tiver espero que também indefira este atentado.

33 comentários:

Zé Cueca disse...

Podias explicar se o projecto já foi aprovado na camara. É que se foi é contra a lei do PDM. O PDM diz que quando uma fábrica é desactivada, não pode servir para nova indústria ou comércio, mas sim só para habitação. Os senhores vereadores devem ler bem o PDM.

Anónimo disse...

também não concordo com a instalação daquilo em cima da mata.

o zé cueca diz que uma fábrica desactividade não pode servir para nova indústria ou comércio. Mas há-de haver alguma forma de dar a volta a isso, não?

comerciante disse...

Claro, zona industrial quer dizer que é para o comercio......e nas zonas comerciais deveriam intalar-se as fabricas.....e assim seriamos certamente diferente dos outros!!!!

Zé Cueca disse...

Pode conhecer bem o PDM, mão não se faça passar por quem não é.

E o mentiroso sou eu.

Anónimo disse...

Concordo completamente com este post. Mandem isto para a zona industrial. Não me interessa o que lhe chamem, se zona industrial, de serviços, de negócios, etc.. Não faz é sentido atulhar a mata com fábricas e hipermercados,quando temos uma área enorme completamente urbanizada e equipada e que até hoje não tem ninguém.

Anónimo disse...

Mais grave é deixarem instalar uma nova industria a sul do campo da bola e não os obrigarem a ir para zona industrial nem que fosse com a cedência de concessão gratuita por 10 ou 20 anos desse espaço.
Vai continuar às moscas a zona industrial.

Anónimo disse...

E porque é que deixaram construir o Minipreço?
Foi um autêntico crime que se fez e apesar de tudo, menos grave que a construção do intermarché no local onde estão a dizer.

Anónimo disse...

tá tão mal um como está o outro.

por isso é que devem proibir o intermarché. ofereçam-lhe espaço na ZIM, contra a entrega do espaço da fábrica emídio raposo.

Anónimo disse...

Na zona desportiva constroim fabricas. Na mata é supermercados, nos largos públicos são sedes da música e se calhar ainda vão fazer a sede do vitória na zona industrial, e já agora talvez um igreja.

Depois admiram-se de receber intimidações por violarem o PDM.

Por mim iam todos presos e corridos a tiro.

o técnico da camara disse...

Todas as fabricas que fecharam e não reabriram no prazo de um ano e que depois foram alugadas para outras actividades economicas estão ilegais.

Anónimo disse...

Se o movimento novo rumo ganhar a junta de Minde daqui a 4 anos ninguém reconhecerá a freguesia, tantas são as obras que eles irão fazer. Torres Novas ao pé de Minde será uma aldeola.

Anónimo disse...

eSPERO que este anónimo tenha razão.~
E já agora, e se não ganhar, como ficará Minde?

Firmino da Bacalhoa disse...

Xi, tanta anónimo com ideias...

Olhem que as listas já fecharam, esperem 4 anos e concorram e sujeitem-se às criticas que agora fazem.

Anónimo disse...

PROPOSTA REVOLUCIONARIA:

AUMENTAR MAIS UM PISO NA CASA DA CULTURA E FAZER DO ULTIMO PISO A SEDE DO VITORIA MINDENSE.

Afonso disse...

Se há colectividade que não precisa de sede é o vitória.

já tem uma sede que não é utilizada e está ao abandono há anos. para que é que precisa de outra...?

tenham mas é juízo.

AI AI disse...

Agora tem outra sede, o restaurante xarutos onde são levados com pompa e circunstância por alguém que é vereador,,

Anónimo disse...

E qual seria o restaurante em Minde que poderiam frequentar???

Cão dágua disse...

O Pires nao tem um tasco?

Afonso disse...

NA CASA DA CULTURA DO PEDRO MICAELO TAMBEM PODIAM LÁ FAZER A ACADEMIA RECREATIVA MINDENSE. ERA ACRESCENTAR MAIS OUTRO PISO.

Resairinha disse...

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO:

EM QUE CANDIDATO PARA A CAMARA É QUE VÃO VOTAR OS SEGUINTES NOVO RUMENSES:

- CARLOS DO ALFAIATE
- HUGO AFONSO
- HENRIQUE LOBO
- PEDRO MICAELO

É que eu estou indecisa e precisava de uma orientação.

Firmino da Bacalhoa disse...

Então mas agora a campanha não é para as lesgislativas?

Aí que eu fico confuso.

Anónimo disse...

Porquê não lhe perguntas a eles em vez de andares para aqui com merdas a utilizares o nome dos outros?

Anónimo disse...

O Firmino da Bacalhoa não era aquele homem da perna de pau? Benvindo ao mundo dos vivos! Benvinda também avó Resairinha! Já agora, onde é que deixou o ouro enterrado?

Unknown disse...

Eu gostava k me dissessem o k é k o intermarché tem a haver com a mata??? Sim, porque o edífio onde se fala aqui k a tal superficie vai ser instalada já lá existe há décadas!
Poluição... poluição na mata não é o tal supermercado que a vai fazer, mas sim quem lá vai despejar lixo.

Unknown disse...

E já agora em relação à ZIM, como estamos próximo das eleições, agora tudo serve para RELEMBRAR k já temos uma zona industrial. Há 30 anos atrás ou mesmo 20 anos qd ela era realmente precisa onde estavam os políticos e estas forças todas k ag se levantam e erguem a voz????
Se não temos empresas na ZIM é pq já veio tarde. A culpa é da Câmara de Alcanena,mas como se isso não bastasse a Câmara em vez de agora incentivar o povoamento da dita ZIM não o faz e resolve vender o m2 a 15€ que é um pvp bem razoável. Fazendo contas.... adquirir terreno, fazer obras e mais algum equipamento necessário para apetrechar as novas instalações, passado meses fecha-se a porta porque a empresa não aguentou tantas despesas!!!
Mas não importa, a ZIM já teria lá uns edifícios.
Santa Ignorância

Unknown disse...

Oh Sr. ou Sra. Anónimo, já agora que fábrica é essa k vai para a zona desportiva e será k é mesmo uma fábrica? Realmente já vi a foto de um desaterro nessa zona. (Publicada no minde online)
Mas que eu saiba a zona desportiva resume-se apenas aos locais onde estão implantadas as seguintes infra-estruturas:
- Campo de Futebol;
- Campo de Ténis;
- Campos de Treino;
- Piscina;
- Pavilhão Gimnodesportivo;
mais nada.
Ou agora as duas vivendas que estão ao lado do campo de ténis tb estão incluídas na zona desportiva?

alphonse disse...

A zona industrial tem os terrenos caros? Será?

As empresas que se instalam e instalaram noutros terrenos em Minde, na freguesia e no concelho, quanto pagaram por esses terrenos? E quanto pagaram para eles estarem infra-estruturados? Para terem estradas? Esgotos? Electricidade?

Acho que a Câmara de Alcanena foi de uma incompetência atroz neste processo. O próprio regulamento da ZIM é uma piada, não permitindo várias topologias de empresas ou de comércio instalarem-se. Deverá ser revisto.

Também ainda não ouvi por aqui ninguém dizer qual o custo efectivo que cada m2 da ZIM custou à Câmara Municipal.

Anónimo disse...

este DAR Á é mais algum cómico que apareceu agora por aqui contratado pela icalhada?
Deviam contratá-lo para o S Pedro Talvez enchesse

Unknown disse...

Sr. anómino, este DAR À até é UMA. O meu voto nunca foi ICA.
Já agora porque me apelida de "cómico"? Qual foi a piada que leu??
E de resto não é preciso ter muita cultura geral para perceber que "Dar à piadeira" é uma expressão em calão mindrico.

Unknown disse...

Será que este anónimo ficou incomodado com o intermarché ali junto às bombas, local que não interfere em nada com a mata de Minde, visto já lá ter existido uma indústria bem mais poluente que este projecto para comércio.

Ou será que por outro lado ficou incomodado com o facto de a zona desportiva não ter conseguido açambarcar um terreno privado?! Sim, porque sem se falar em nomes, aqui entre nós, toda a gente sabe quem é o propriétário do dito terreno. Está lá escrito no muro para quem quiser ver.

Anónimo disse...

Eu fico incomodado com a porcaria de um hipermercado construido junto à mata de Minde. Não é sítio para construir uma porcaria daquelas. Se há espaço noutro lado, porque é que há-de ser ali?!!!!

Anónimo disse...

Pois eu fico mais incomodado sem industria nenhuma em Minde!!! E, muito sinceramente, acho que toda gente se devia preocupar à séria com este assunto! Minde daqui a uns anos é uma vila fantasma...

Unknown disse...

Há pessoas k infelizmente não vêem mais do k aquilo k está à frente dos olhos! É realmente preocupante k Minde se tenha transformado num dormitório...