07/11/2009

Novidades da Câmara

Teve lugar no dia 5/10 a 1.ª reunião do novo executivo municipal. Foram divididos os pelouros executivos entre a Presidente e a nova Vice-Presidente, Dra. Maria João Gomez.
No blog Navegantes dos Mares está um pequeno resumo dessa reunião, que transcrevemos:

"Fernanda Asseiceira, apresentou o elenco de vereação para o seu mandato. Assim, além da presidente, ficarão os três eleitos pelo PS a tempo inteiro, ficando a vereadora Maria João Gomez com o cargo de vice-presidente.
Os pelouros ainda não foram atribuídos na totalidade, tendo sido apenas apresentados e aprovados as responsabilidades da Presidente do executivo e da Vice-Presidente.
Assim, Fernanda Asseiceira, ficará com os pelouros da Administração Geral e Financeira, Cultura e Turismo, Ambiente, Desenvolvimento Social, Planeamento e Estatística, Obras Particulares, Imagem e Comunicação e Apoio às Freguesias. À vice-presidente, foram atribuídas as valências da Educação, Juventude, Desporto, Tempos Livres, Bibliotecas e Museus. Os pelouros atribuídos aos outros dois vereadores que trabalharão a tempo inteiro, (Luís Pires e Hugo Santarém) serão anunciados na próxima reunião do executivo.
À margem da reunião e questionada pelos jornalistas, Fernanda Asseiceira, declarou que vai avançar com uma auditoria à autarquia, para se ter conhecimento real da situação económica e financeira da mesma, a fim de, poder fazer uma análise e um estudo realista sobre a forma de cumprir o projecto eleitoral apresentado aos munícipes.
Também questionada, sobre uma possível reestruturação dos recursos humanos da câmara, a edil não avança com qualquer decisão sem saber no concreto, como está estruturado e distribuído aquele sector."

Algumas notas:
1.   A nova Vice-Presidente terá grandes capacidades técnicas, além de pertencer ao círculo íntimo de confiança pessoal e política da nova Presidente. Por isso foi nomeada para o cargo. Mas não posso deixar de lamentar que o novo Vice-Presidente não seja o nosso Luís Pires, n.º 2 da lista. Não deixará, contudo, de estar destinado a outros lugares, que penso que lhe serão mais adequados, designadamente na análise, levantamento e resolução de muitos problemas das populações e a criar projectos e ideias para o desenvolvimento da terra.
2.   Com tanto pelouro já atribuído, não vejo que grandes responsabilidades restarão para os restantes vereadores. Provavelmente, o que existirá é uma subdivisão de pelouros já atribuídos. Parece-me lógico o vereador Hugo Santarém auxiliar a Presidente na parte de obras e urbanismo ou a Vice-Presidente na parte da juventude. Tal como o nosso Luís Pires auxiliar na parte de desporto, turismo, comunicação e apoio às freguesias, desenvolvimento social, etc..
3.   Espero que dentro dos pelouros já atribuídos ou daqueles a atribuir esteja um ligado ao apoio ao empresariado local, às colectividades, aos jovens à procura de 1.º emprego, etc.. (também áreas que me parecem muito ajustadas ao nosso Luís Pires).
4.   Ao que parece, o que tem de ser tem mesmo muita força. Após tanta gente ter pedido, como aqui e aqui, parece que vai existir mesmo uma auditoria à Câmara. E esta auditoria de certeza que não vai ficar arquivada nos confins da Câmara...
5.   Parece que muitos abusos a nível de funcionários da Câmara também vão terminar. Casos em que certos trabalhadores com produção muito duvidosa ganhavam ao fim do mês, com horas extraordinárias contínuas durante meses, mais que o próprio Presidente, certamente vão acabar...

8 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser que o abanar da cabeça e os risos do sr. vereador João José acabem, já que achou graça ao discurso da tomada de posse da Presidente da Câmara, é deste modo que um governante eleito democraticamente se comporta?
Veremos então o que a auditoria trará ao de cima, veremos o que os governantes ICA's fizeram ao longo deste tempo. Muitos surpresas teremos.

Anónimo disse...

Era bom que o Sr. Luis Pires agora viesse dizer porque razão não ficou como vice-presidente já que foi o que andou cá a dizer,será que já está a começar a ser posto de lado logo no princípio do mandato,julgo não ser bom para ele nem para Minde.

Anónimo disse...

uiui

continuam tão ressabiaditos...

Firmino da Bacalhoa disse...

Bota ressabiado nisso

Anónimo disse...

Resultado do Vitória Futebol Clube Mindense 15-11-09
VFCM 4-3 Assentiz
Golos do Vitória apontados por:
Graça
Nuno(pen)
Pardal
Timor

Vitória com 10 pontos neste momento
Vamos apoiar o Vitória

Encontra-se neste momento disponível a actualização e pagamento de quotas, APENAS 9€!!!!!
FORÇA VFCM

FdsE disse...

Gosto da maneira como o gestor deste blogue fala das competências dos vereadores do municipio.
Não estou ressabiado (penso eu), mas também não embandeiro em arco, como aconteceu há 8 anos atrás...
Recuperem a história e vejam o que se esperava dos vereadores eleitos e o que aconteceu por falta de competências.
A mulher de César tem que parecer séria, para além do ser, mas tem que ser competente, senão enterra o César até... (vejam as cenas dos próximos capítulos das supostas auditorias ao município).

Anónimo disse...

Nae alguem acredita que vai haver de facto uma auditoria ao Municipio ? Tanta ingenuidade.

sonia disse...

Tenho a certeza que a Câmara está em melhores mãos agora, tanto a presidente como a vice-presidente, são pessoas que não baixam os braços e sabem o que fazem. Auditoria sim, tenho a certeza que sim, aliás sei por algumas fontes que já está a decorrer o inicio. Acho muito bem. Os antigos só se preocuparam com museus, escolas e infantários que são essenciais nunca ligaram Ao vereador não abane tanto a cabeça que ela pode cair com tanta asneira que fizeram, como um museu que nem as maquinas lá entram. Esqueceram-se que as portas tinham de ser maiores. AH AH

sÓNIA Alcanena